Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

O Futebol na Coluna do Trindade V


O América vencendo – dias atrás fiz um comentário sobre os 05 jogos seguintes do Alvirrubro Potiguar. Apostava que conseguia um empate diante do São Caetano, vitórias frente a ASA e Guarani. E possivelmente vitória contra o CRB e empate frente ao Ceará. Pois bem, errei no primeiro e acertei nos dois seguintes. Avaliava que o Alvirrubro podia conquistar 11 pontos. Agora, não pode mais. Pode seis, sete, nove, dez ou doze. Vejo que é mais lógico conquistar 10. Chegaria assim aos 23 pontos nas 10 primeiras rodadas e aproveitamento de 76,67 por cento.

O bicho-papão da Série B – ainda não vi nenhum bicho-papão nesta Série B, a não ser o América de Natal. Vive um dos melhores momentos na história das competições nacionais. Virou “autoridade” no futebol brasileiro.

Sub 18 – hoje tem início a 7ª rodada do Estadual Sub 18 do RN. Três jogos estão programados. Em Apodi, Univap x ABC. Em Caicó, Coríntians x Palmeira e no velho estádio Juvenal Lamartine jogam Sociedade Gol x Potiguar de Parnamirim.

Tabu – ontem o ABC perdeu mais uma vez para o algoz ASA de Arapiraca, desta vez por 3 a 1. Agora, são 10 jogos oficiais com 05 vitórias do ASA e 05 empates. A queda do tabu fica para o jogo de volta.

América iguala – a vitória de ontem frente ao Guarani por 1 a 0, deixou o confronto entre América e Guarani empatado. Agora, são 12 jogos com 05 vitórias para cada um e 02 empates. O tira-teimas será em Campinas.

Adversários – dois adversários que o ABC não conseguiu vencer, o América venceu. O ASA por 2 a 0 e o Guarani por 1 a 0. Tudo bem que foram jogos em casa e o Alvinegro jogou fora.

Sequência do ABC – os três próximos jogos do ABC serão contra o Vitória, em casa; Atlético-PR fora e o Criciúma no Frasqueirão. Três partidas difíceis.

Sequência do América – os três próximos jogos do América serão contra o CRB em Maceió; Ceará em casa e o Paraná em Curitiba. Boa sequência.

Roberto Jacaré – o jogador natural de Touros parece que virou carrasco do ABC. Ontem marcou um golaço. Em 2008 pelo Estadual, em pleno estádio Frasqueirão, o ex-vigilante marcou os dois gols da vitória do Alecrim por 2 a 0.

96 FM – ontem marcou a estreia da 96 FM com a equipe de Marcos Lopes. Gostei. Todos empenhados em fazer o melhor. Só achei que faltou um pouco de sintonia entre os repórteres. Deixaram “buracos” em alguns momentos. Mas, isso será corrigido gradativamente. O mais tudo em ordem. Logo-logo vai está em primeiro lugar. Parabéns e sucesso.

Baraúnas – o Leão do Oeste vai estrear amanhã na Série D em Horizonte diante do Horizonte do Ceará. Jogo marcado para as 16h. O Baraúnas não participava de uma competição nacional desde 2008, quando foi eliminado injustamente por um erro da CBF num contrato de atleta.

Arbitragem potiguar – Suelson Diógenes de França Medeiros apita o jogo do Santa Cruz contra o Guarany de Sobral pela Série C neste domingo. Ele será assistido por Izac Márcio da Silva Oliveira e Vinícius Melo de Lima, todos do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

96 FM movimenta Rádio Esportivo de Natal

 Equipe 96. Marcos, Jackson, Edmo, Chico e Nélson. Foto: Joana Lima/Jornal de Fato

A equipe de Esportes que a Rádio 96 FM montou movimenta o segmento na capital potiguar. É mais uma emissora a aderir a transmissões de futebol. Agora, em Natal são 05.

A “nova” equipe da 96 FM estreia hoje com pelo menos três nomes de peso. Marcos Lopes e Chico Inácio vindos da Rádio Globo Natal e Edmo Sinedino, o comentarista mais citado em todas as pesquisas.

Completam a equipe de Esportes do empresário Enio Sinedino, o repórter Jackson Capixaba, o narrador Aldir Filho, irmão de Jorge Aldir, o plantão Nélson Leite, umas das vozes mais bonitas do meio e o técnico de som Bill Boy.

Uma boa equipe para brigar pela liderança do segmento.

Mercado valorizado

Com a implantação do departamento esportivo da 96 FM, o mercado do rádio foi valorizado e cria boas perspectivas de outras equipes. As demais rádios que transmitem futebol em Natal são:

Globo AM

Com a saída de dois profissionais, a emissora contratou três comunicadores. O narrador Ivan Nunes, estava no rádio paraibano. Trouxe Ferdinando Teixeira para comentar e promoveu a volta de Levi Araújo.

Formam a equipe ainda, os repórteres Ricardo Silva e Marco Lira. Além de Pedro Neto e Cézar Virgílio, comentaristas, Santos Neto, âncora e José Lira, plantão esportivo.

98 FM

Tem como principal comunicador Jorge Aldir, de larga experiência em terras potiguares. Lupércio Luiz e Milton Otaviano são os comentaristas. Breno Perruci, Diego Dantas e o Gringo Dionisio Outeda são os repórteres, e Ed Oliveira, o âncora.

CBN AM

A equipe tem Gláuber Nascimento como narrador, Mário França, comentarista, Mallyk Nagib e Iuri Souza, repórteres.

Satélite FM

A equipe do vereador e bom narrador Aquino Neto tem o próprio, Edivaldo Pereira e Batista da Fonseca como narradores; Marcos Josuá, Hélio Lopes, Marco Aurélio e José Jorge, repórteres; Jaime Dantas comentarista e Wílson Gomes, plantão esportivo.

Nota: Dessa vez, o rádio da capital ficou forte de verdade.


Dicas da Loteca 517 por Marcos Trindade


Vamos para mais um teste na Loteca. Informo que as dicas aqui postadas são palpites meus. Não faço estudo para desvendar os “mistérios” da Loteria, não. Aposto apenas na óptica que tenho. É tanto que quero acertar sozinho. E tem mais, caso isso aconteça eu nem informo aqui. Também não respondo a questionamentos sobre tais palpites. Deixemos de marra e vamos lá:

Jogo 01 – Cruzeiro x São Paulo (Série A)

Dica: pelos os últimos resultados, o Cruzeiro é favorito a mais uma vitória. Mas, se o problema do Tricolor era Leão, a coisa pode ter outro rumo. Motivação. Uma curiosidade: a coluna do meio nesse jogo não sai há 11 concursos. Cabe um duplo. Coluna um e do meio.

Jogo 02 – Palmeiras x Figueirense (Série A)

Dica: com os titulares ou não, o Verdão é favorito. E se o Palmeiras não está bem, pelo menos, no Brasileirão, os catarinenses estão sem vencer há cinco jogos. Pode pintar resultado indesejado. Porém, vou de coluna um mesmo.

Jogo 03 – Coritiba x Sport (Série A)

Dica: possivelmente o Coritiba vai poupar os titulares. Mas, mesmo assim ainda o acho favorito. O Sport vem mal, pode aprontar. Coluna do meio.

Jogo 04 – Criciúma x CRB (Série B)

Dica: o Criciúma talvez seja o maior favorito do teste. O Tigre faz ótima campanha rumo à Série A. O CRB está próximo da zona de rebaixamento e tem um time limitado. Coluna um.

Jogo 05 – São Caetano x Paraná (Série B)

Dica: os dois clubes fazem campanhas semelhantes e qualquer resultado pode ser considerado normal. Eu acho que a vitória será o objetivo de ambos. Vou de duplo aberto. Coluna um e dois.

Jogo 06 – Vitória x Avaí (Série B)

Dica: vejo o Vitória melhor em tudo. No ataque, na tábua de classificação... E ainda joga em casa. Vi o Avaí nas rodadas iniciais e não gostei. Coluna um no seco.

Jogo 07 – Atlético-PR x Bragantino (Série B)

Dica: os dois times estão na zona intermediária. A única diferença é que o Atlético tem um jogo a menos. Ambos estão com 07 pontos, mas como o Atlético joga em casa (Paranaguá) torna-se favorito. Uma curiosidade: a coluna do meio nesse jogo é a mais atrasada, não sai há 20 concursos. Mesmo assim aposto coluna um aqui também.

Jogo 08 – Portuguesa x Santos (Série A)

Dica: será que a minha Burrinha do Canindé pegou o caminho mesmo? Logo o Santos depois da derrubada do São Paulo. Com a vitória diante do Tricolor, a Lusa melhorou bastante na tabela de classificação. Já o Santos precisa da vitória a todo custo. Mas, de toda forma vejo o Peixe favorito. Coluna dois.

Jogo 09 – Bahia x Internacional (Série A)

Dica: ninguém discute que o Internacional é o favorito. Também é o mais apostado até agora nesse jogo. Porém, o Bahia joga em casa e esse fator é providencial para a recuperação dos baianos. Talvez o empate seja mais lógico. Coluna do meio.

Jogo 10 – Boa Esporte x Joinville (Série B)

Dica: vejo o Boa melhor no momento, muito embora os dois estejam parelhos na tábua de classificação. Entretanto, o Joinville deve armar uma retranca federal. Se o ataque do Boa funcionar, a coluna um pinta.

Jogo 11 – Náutico x Fluminense (Série A)

Dica: favoritismo total para o Fluminense. Tem melhor time e pode ter o retorno do atacante Fred. Depois da goleada de 5 a 1 para o Galo Mineiro, o Náutico vai ter que marcar ponto em casa. Jogo difícil. Coluna do meio e dois.

Jogo 12 – Vasco x Ponte Preta (Série A)

Dica: não acredito que o Vasco perca duas seguidas em casa, nem acredito que a Ponte Preta vença duas seguidas fora de casa. Portanto, Vascão na cabeça. Coluna um sim.

Jogo 13 – Flamengo x Atlético-GO (Série A)

Dica: o Flamengo é grande favorito diante do pequeno Atlético de Goiás. Se não comprovar esse favoritismo em campo, cai mais um treinador. Pode ter certeza disso. Coluna um.

Jogo 14 – Grêmio x Atlético-MG (Série A)

Dica: pense num jogão. Clássico do G4. O Grêmio vem de boa vitória diante do desarrumado Flamengo de Joel Santana. O Galo vem de goleada diante do fraco Náutico. Revanche do Grêmio para cima de Ronaldinho Gaúcho. Eu aposto no Grêmio, mas se você puder faça um triplo. Eu vou de coluna um mesmo.

Amanhã tem Estadual Sub 18 do RN


Neste fim de semana acontece a sétima rodada do Estadual Sub 18, organizado e patrocinado pela FNF. Essa rodada pode definir as primeiras equipes classificadas para as Semifinais.

Amanhã, em Apodi jogam Univap x ABC. Carlos José da Silva será o árbitro central.

Em Caicó, tem Coríntians x Palmeira. Valdick Leão de Oliveira apita.

Em Natal, no estádio Juvenal Lamartine, vão jogar Sociedade Gol x Potiguar de Parnamirim. Zandick Gondim Alves Júnior será o árbitro.

Fechando a rodada, no domingo, em Parnamirim tem Visão Celeste x América. Caio Max Augusto Vieira será o árbitro central.

Todos os jogos estão programados para começar ás 15h.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

América x Guarani; Confrontos Oficiais


O retrospecto de América e Guarani apresenta quatro vitórias do clube potiguar e cinco do Bugre. Ao longo desses 37 anos de confrontos foram realizadas 11 partidas. Oito em Campinas e apenas três em Natal.

Dos três jogos em Natal, o América venceu dois e perdeu o outro. Sete partidas foram válidas pela Série A e 04 pela Série B. Veja todos os resultados com detalhes:

08 de outubro de 1975 – Guarani 1x1 América (Série A)

Gols: Renato para o Guarani; Reinaldo para o América
Árbitro: Luís Zetteman Torres (RS)
Renda: Cr$ 90.251,00
Público: 6.369
Local: Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

27 de novembro de 1977 – Guarani 1x0 América (Série A)

Gol: Zenon
Árbitro: José Carlos Von Mengden (RS)
Renda: Cr$ 155.690,00
Público: 5.875
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

20 de março de 1980 – Guarani 1x1 América (Série A)

Gols: Zenon para o Guarani; Tarso para o América
Árbitro: Bráulio Zanotto (PR)
Renda: Cr$ 384.340,00
Público: 5.402
Local: Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

20 de janeiro de 1982 – Guarani 4x2 América (Série A)

Gols: Jorge Mendonça (4) para o Guarani; Jaime (contra) e Baltazar para o América
Árbitro: Luís Valdir Louruz (RS)
Renda: Cr$ 1.798.600,00
Público: 6.636
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

17 de fevereiro de 1982 – América 1x2 Guarani (Série A)

Gols: Curió para o América; Jorge Mendonça e Lúcio para o Guarani
Árbitro: Luís Carlos Vinhas (RJ)
Renda: Cr$ 86.487,00
Público: 5.688
Local: Estádio Castelão (Natal)

03 de agosto de 1997 – Guarani 1x2 América (Série A)

Gols: Ailton para o Guarani; Gian (2) para o América
Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira (RJ)
Renda: R$ 25.985,00
Público: 2.778
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

19 de agosto de 1998 – Guarani 2x1 América (Série A)

Gols: Samuel e Camanducaia para o Guarani; Paulinho Kobayashi para o América
Árbitro: Antônio Pereira da Silva (GO)
Renda: R$ 13.225,00
Público: 1.455
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

15 de agosto de 2006 – América 3x1 Guarani (Série B)

Gols: Rôni, Júlio César e Vainer para o América; Edmilson para o Guarani
Árbitro: Manuel Tadeu Gentil (SE)
Renda: R$ 56.266,00
Público: 4.711
Local: Estádio Machadão (Natal)

11 de novembro de 2006 – Guarani 1x2 América (Série B)

Gols: Danilo Cruz para o Cruzeiro; Max (2) para o América
Árbitro: Wagner da Almeida Santos (RJ)
Renda: R$ 8.263,00
Público: 5.525
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

16 de maio de 2009 – Guarani 1x0 América (Série B)

Gols: Rodriguinho
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Renda: R$ 62.460,00
Público: 5.146
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

29 de agosto de 2009 – América 3x1 Guarani (Série B)

Gols: Thôni, Adalberto e Guaru para o América; Márcio Alemão para o Guarani
Árbitro: Niélson Nogueira Dias (PE)
Renda: R$ 26.085,00
Público: 2.421
Local: Estádio Machadão (Natal)

Resumo

Total de jogos: 11
Vitórias do América: 04
Vitórias do Guarani: 05
Empates: 02
Gols do América: 16
Gols do Guarani: 16
Saldo de gols: 00

Artilheiros do América

02 gols: Max
02 gols: Gian
01 gol: Vainer
01 gol: Thôni
01 gol: Tarso
01 gol: Rôni
01 gol: Reinaldo
01 gol: Paulinho Kobayashi
01 gol: Júlio César
01 gol: Jaime (contra)
01 gol: Guaru
01 gol: Curió
01 gol: Baltazar
01 gol: Adalberto

Artilheiros do Guarani

05 gols: Jorge Mendonça
02 gols: Zenon
01 gol: Samuel
01 gol: Rodriguinho
01 gol: Renato
01 gol: Márcio Alemão
01 gol: Lúcio
01 gol: Edmilson
01 gol: Danilo Cruz
01 gol: Camanducaia
01 gol: Ailton

Resumo de público

Público em Natal: 12.820
Jogos computados: 03
Média por jogo: 4.273

Público em Campinas: 39.186
Jogos computados: 08
Média por jogo: 4.898

ABC x ASA; Confrontos Oficiais desde 1979


Tabu do ASA

O ABC enfrentou o ASA 09 vezes em jogos oficiais. Os confrontos vem desde 1979. O clube potiguar nunca venceu os alagoanos. A disputa que mais marcou foi pela Série C de 2003. Numa fase eliminatória, o ABC levou a pior. Perdeu em Arapiraca por 3 a 2 e empatou de 0 a 0 em Natal, sendo eliminado da competição.

Tipo dos jogos

04 jogos: Série C
03 jogos: Série B
01 jogo: Série A
01 jogo: Copa do Nordeste

Os locais

04 jogos: Estádio Coaracy da Mata (Arapiraca)
03 jogos: Estádio Machadão (Natal)
01 jogo: Estádio Frasqueirão (Natal)
01 jogo: Estádio Castelão (Natal)

Os resultados

20 de outubro de 1979 – ABC 1x2 ASA (Série A)

Gols: Lula para o ABC; Bió e Joãozinho para o ASA
Árbitro: Antônio Lucena (PE)
Renda: Cr$ 204.200,00
Público: 6.184
Local: Estádio Castelão (Natal)

22 de janeiro de 1981 – ABC 0x0 ASA (Série B)

Gols: não houve
Árbitro: Dirceu Arruda (PE)
Renda: Cr$ 247.630,00
Público: 3.857
Local: Estádio Castelão (Natal)

04 de dezembro de 1994 – ASA 3x3 ABC (Copa do Nordeste)

Gols: Edmilson, Mádson e Zé Francisco para o ASA; Oliveira (2) e Henrique para o ABC
Árbitro: ??
Renda: R$ 3.687,00
Público: 3.687
Local: Estádio Coaracy da Mata (Arapiraca)

OBS: Jogo preliminar de Cruzeiro de Arapiraca 3x1 Santa Cruz (PE). Essa foi uma espécie de teste da Copa do Nordeste que passou a ser disputada em 1997. O estado de Alagoas sediou a competição em várias cidades.

12 de outubro de 2003 – ASA 3x2 ABC (Série C)

Gols: Eduardo, Rogério e Souza para o ASA; Reinaldo Aleluia (2) para o ABC
Árbitro: Mário Sérgio Bancilon (SE)
Renda: R$ 5.901,00
Público: 2.135
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)

15 de outubro de 2003 – ABC 0x0 ASA (Série C)

Gols: não houve
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Pessoa Júnior (PE)
Renda: R$ 88.140,00
Público: 13.470
Local: Estádio Machadão (Natal)

31 de julho de 2005 – ABC 0x0 ASA (Série C)

Gols: não houve
Árbitro: Ted William N. de Oliveira (PE)
Renda: R$ 49.775,00
Público: 6.077
Local: Estádio Machadão (Natal)

03 de setembro de 2005 – ASA 1x0 ABC (Série C)

Gols: Lourenço
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Pessoa Júnior (PE)
Renda: R$ 941,00
Público: 325
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)

29 de julho de 2011 – ASA 4x3 ABC (Série B)

Gols: Raul (2), Mariélson e Vitinha para o ASA; Éderson, Malaquias e Pio para o ABC
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Renda: R$ 45.790,00
Público: 4.344
Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)

29 de outubro de 2011 – ABC 1x1 ASA (Série B)

Gols: Jérson para o ABC; Gustavo para o ASA
Árbitro: Diego Pombo Lopes (BA)
Renda: R$ 52.740,00
Público: 5.320
Local: Estádio Frasqueirão (Natal)

Resumo

Total de jogos: 09
Vitórias do ABC: 00
Vitórias do ASA: 04
Empates: 05
Gols pró: 10
Gols contra: 14
Saldo de gols: -04

Artilheiros do ABC

02 gols: Reinaldo Aleluia
02 gols: Oliveira
01 gol: Pio
01 gol: Malaquias
01 gol: Lula
01 gol: Jérson
01 gol: Henrique
01 gol: Éderson

Artilheiros do ASA

02 gols: Raul
01 gol: Zé Francisco
01 gol: Vitinha
01 gol: Souza
01 gol: Rogério
01 gol: Marélson
01 gol: Mádson
01 gol: Lourenço
01 gol: Joãozinho
01 gol: Gustavo
01 gol: Eduardo
01 gol: Edmilson
01 gol: Bió

Público em Arapiraca

Total: 10.491
Jogos: 04
Média: 2.623

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Notícias do Estadual Sub 18 do RN


Seguem algumas informações do Campeonato Estadual Sub 18, organizado e patrocinado pela FNF, sob a presidência de José Vanildo.

Últimos resultados

No último fim de semana, aconteceu a 6ª rodada. Confira os resultados:

América 4x1 Coríntians
ABC 2x2 Sociedade Gol
Baraúnas 2x3 Univap

Jogo suspenso

Nessa rodada, não aconteceu a partida entre Potiguar de Parnamirm x Visão Celeste porque o mandante responsável por providenciar entre outros ambulância não o fez. Vai a julgamento.

Classificação

O América vai liderando com 13 pontos ganhos. Em segundo vem o ABC também com 13 pontos. Perde para o rival no confronto direto, o primeiro critério de desempate. Essas duas equipes estão praticamente classificadas.

Na briga por vaga

Sociedade Gol, Palmeira e Coríntians, cada um tem 08 pontos e correm em busca das outras vagas. Os outros tem poucas chances.

Jogos e gols

Jogos: 23
Gols: 82
Média: 3,56

Principais artilheiros

06 gols: Viola (Sociedade Gol)
05 gols: Rafinha (ABC)
04 gols: Gláucio (América)

Próximos jogos

A sétima rodada acontece no próximo fim de semana com 04 jogos. Veja:

Univap x ABC (em Apodi)
Sociedade Gol x Potiguar (em Natal)
Coríntians x Palmeira (em Caicó)
Visão Celeste x América (em Parnamirim)

Resumo dos Principais Números da Série B


Seguem alguns números da Série B do Campeonato Brasileiro, versão 2012, depois dos jogos da sétima rodada e início da oitava. Foram 72 jogos realizados, a média de gols é considerada boa. O time do América de Natal tem um dos melhores ataques da competição. Confira os principais números da competição:

Estatísticas

Jogos: 72
Gols: 211
Média: 2,93

Principais artilheiros

10 gols: Zé Carlos (Criciúma)
06 gols: Neto Baiano (Vitória)
05 gols: Wellington (Paraná)
05 gols: Marcelo Macedo (Boa Esporte)
04 gols: Romário (Ceará)
04 gols: Isac (América de Natal)