sábado, 29 de setembro de 2012

Altas da Coluna do Trindade CV

O ABC em ação. Foto: Site da CBFS

Hoje é sábado e tem futebol, o América joga contra o Guarani e amanhã, o Baraúnas que está igual a ABC e América começa a decidir vaga para a Decisão do Campeonato Brasileiro. Pega o Sampaio Corrêa, quero ver esse bicho-papão. Seguem as Altas da Coluna do Trindade:

Futsal feminino – as meninas do ABC Sub 20 estão participando da 8ª Taça Brasil de Futsal Feminino Sub 20. Estão bem. Ontem, venceram o Independente de Roraima, líder, por 2 a 1 e se classificaram para as Semifinais. Hoje, joga pelas Semifinais contra o Ninho de Águias do Amazonas. Parabéns ao técnico Esmerino e a coordenadora Izabel.

ABC – o Alvinegro vai ficar em 14º lugar depois dos jogos da 27ª rodada, que serão encerrados hoje. Tem 33 pontos e não pode ser ultrapassado por nenhum clube.

América – já o Alvirrubro vencendo pode subir para a 7ª posição. Desde que Ceará e Avaí não vença. Eu não acredito. O Ceará pega o Ipatinga em Fortaleza e o Avaí o Vitória em Floripa.

América favorito – eu acredito na vitória do América hoje frente ao Guarani, campeão Brasileiro da Série A de 1978. É o jogo 06 da Loteca, que deve pagar 800 mil para os acertadores. Veja os palpites da Loteca no post anterior.

Repórter bom – é aquele que toma nota dos acontecimentos de um campeonato, gols, árbitros, expulsões, advertências, entre outros dados. Aqui em Natal, os caras não anotam nada, não sabem de nada do que passou, depois de 07 dias. O exemplo é sobre quem recebeu o terceiro cartão amarelo. Sempre, na dúvida, vou confirmar... O bom repórter é aquele que quando um jogador faz uma falta, avisa logo, se receber é o terceiro. Eu fico imaginando como era isso na década de 1970/80. Sem os auxílios de hoje, em?

Max – em entrevista as rádios FMs de Natal, o atacante Max pediu desculpas a torcida e se disse arrependido. É o Rádio FM em alta!

Idade de Max – para os despreparados, Max, atacante do América tem 29 anos.

Estadual Sub 20 – no interior, em Apodi, tem Univap x ASSU. Nesse grupo, ASSU e Baraúnas já estão classificados para as Semifinais.

Clássico em Goianinha – hoje às 15h tem América x ABC pelo Estadual Sub 20. Será no estádio Nazarenão, em Goianinha, última rodada da Primeira Fase. O América precisa de um empate ou perder com pouca diferença de gols para se classificar.

Curiosidade – o goleiro Hélio Show do ABC ficou 12 jogos sem levar gol em 1976. Foram 1.080 minutos sem ser vazado. Um recorde no RN.

Aconteceu – no dia 29 de setembro de 1955, o Santa Cruz de Natal vencia o Riachuelo por 1 a 0, gol de Gileno. Jogo do 2º Turno do Estadual daquele ano realizado no estádio Juvenal Lamartine. Arbitrado por Francisco da Paixão. Há 57 anos.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dicas da Loteca 530 por Marcos Trindade


Segue o resumo das dicas da Loteca 530. Confira:

Jogo
C1
CX
C2





01
Flamengo x Fluminense
x


02
Bahia x Botafogo
x


03
Cruzeiro x Internacional
x


04
Bragantino x Atlético-PR


x
05
Avaí x Vitória
x


06
Guarani x América-RN

x
x
07
Ceará x Ipatinga
x


08
Vasco x Figueirense
x


09
Portuguesa x Atlético-MG
x

x
10
Palmeiras x Ponte Preta
x


11
Corinthians x Sport
x
x

12
Coritiba x São Paulo


x
13
Náutico x Atlético
x


14
Grêmio x Santos
x



Confronto equilibrado entre América x Guarani


O retrospecto de América e Guarani apresenta cinco vitórias para cada clube. Houve dois empates. Ao longo desses 37 anos de confrontos foram realizadas 12 partidas. Oito em Campinas e apenas quatro em Natal. Dessas 08 partidas em Campinas, o Guarani venceu 04, perdeu duas e empatou duas. São sete partidas válidas pela Série A e 05 pela Série B. Veja todos os resultados do confronto:

08 de outubro de 1975 – Guarani 1x1 América (Série A)
27 de novembro de 1977 – Guarani 1x0 América (Série A)
20 de março de 1980 – Guarani 1x1 América (Série A)
20 de janeiro de 1982 – Guarani 4x2 América (Série A)
17 de fevereiro de 1982 – América 1x2 Guarani (Série A)
03 de agosto de 1997 – Guarani 1x2 América (Série A)
19 de agosto de 1998 – Guarani 2x1 América (Série A)
15 de agosto de 2006 – América 3x1 Guarani (Série B)
11 de novembro de 2006 – Guarani 1x2 América (Série B)
16 de maio de 2009 – Guarani 1x0 América (Série B)
29 de agosto de 2009 – América 3x1 Guarani (Série B)
29 de junho de 2012 – América 1x0 Guarani (Série B)

Resumo

Total de jogos: 12
Vitórias do América: 05
Vitórias do Guarani: 05
Empates: 02
Gols do América: 17
Gols do Guarani: 16
Saldo de gols: 00

Principais artilheiros do América

02 gols: Max
02 gols: Gian

Principais artilheiros do Guarani

05 gols: Jorge Mendonça
02 gols: Zenon

Resumo de público

Público em Campinas: 39.186
Jogos computados: 08
Média por jogo: 4.898

Ainda sobre os tabus de ABC e América

 MT. Sem autorização, não

Constantemente recebo ligações e e-mails sobre minhas pesquisas do Futebol Potiguar. Neles, os meus poucos leitores e admiradores do meu trabalho falam que muitos copiam meu trabalho. Faço questão de dizer ou falar que muitos tem minha autorização.

E cito que esses que tem a minha autorização citam meu nome. Assim, mi sinto reconhecido e agradecido. Porém, os que não citam não tem a minha autorização. Outros não tem a minha autorização, mas citam porque gostam do meu trabalho e agem dentro da forma ética.

Recentemente, divulguei neste espaço sobre os tabus de ABC e América frente ao ASA de Arapiraca. O América de ter vencido todos os jogos e o ABC de nunca ter vencido essa citada agremiação desportiva.

Todos os dados, resultados, resumos, principais artilheiros foram divulgados aqui neste Blog. De vez por outra acesso grandes portais e jornais da Região Sudeste e mi deparo com material meu, sem citar fonte alguma. Sem autorização minha, claro.

Informo para os desportistas, leitores, admiradores do meu trabalho ou não que todos os clubes do RN, Brasil, Mundo, federações, confederações e ainda os blogs dos meus amigos e admiradores/colunistas de jornais estão autorizados a divulgar informações históricas por mim produzidas.

Baraúnas x Sampaio pela primeira vez


No próximo domingo, o Baraúnas, um dos classificados para a Série C de 2013 joga com o Sampaio Corrêa no primeiro jogo das Semifinais da Série D. Será o primeiro confronto da história do Tricolor Mossoroense diante da Bolívia Maranhaense.

O time maranhense é um velo conhecido de Potiguar de Mossoró ABC e América. Foram mais de 20 jogos entre eles. Com vantagem de vitórias dos potiguares.

Bobagens na Coluna do Trindade CIV


Gente, hoje é sexta-feira, amanhã o América enfrenta o Guarani pela Série B, jogo da Loteca. No domingo, tem o Baraúnas rumo a Decisão do Campeonato Brasileiro. Mas, o foco hoje nesta Coluna, são as bobagens e vaidades que o futebol mostra. Confira aqui:

Sem entrevistas – o América (pessoal do clube) não concede entrevista a Rádio Globo Natal e Tribuna do Norte por causa de um desentendimento de um comentarista com o presidente do citado clube. Sinceramente, eu acho isso uma bobagem. Houve uma época que Ferdinando Teixeira, era técnico, não dava entrevista a Rádio Cabugi porque tinha problemas com um profissional de lá. Outra bobagem. Hoje, Ferdinando Teixeira é comentarista da mesma rádio.

Público e renda – no último domingo, assim que terminou o jogo do Baraúnas contra o Campinense, o Baraúnas venceu de 2 a 0, eu informei na campanha do Tricolor o público e a renda desse jogo. Não li em nenhum outro veículo esses dados. Agradeço as fontes deste blogueiro.

Campeonato Assuense – amanhã acontece no estádio Edgarzão a Decisão do Campeonato da cidade de Assu. Dinamarca x Fluminense se enfrentam em busca do título e da premiação (troféu, medalhas, dinheiro...) a partir das 16h.

40 pontos – há várias rodadas que venho dizendo que 40 pontos bastam para se livrar do rebaixamento na Série B este ano. Você pode conferir mais detalhes sobre isso no post anterior.

Confronto empatado – na história das competições nacionais, o América já enfrentou o Guarani 12 vezes. Cada clube venceu 05 jogos. Houve dois empates. O América marcou 17 gols e o Guarani 16. Ainda hoje posto todos os resultados desse confronto. O Alvirrubro Potiguar venceu dois jogos em Campinas.

Copa do Nordeste na TV – o canal Esporte Interativo anunciou esta semana que vai mostrar todos os jogos da Copa do Nordeste de 2013. Serão 62 partidas, que serão transmitidas em parceria com outras TVs que já transmitem o canal.

Punição do Baraúnas – para quem pensa que a punição do Baraúnas, se não passar para a Decisão da Série D será cumprida na Série C de 2013, está enganado. Caso, não cumpra este ano na Série D, cumprirá na Copa do Brasil de 2013. É a primeira competição nacional do Tricolor. Prefiro agora.

Curiosidade – consta nos meus arquivos que o Coríntians de Caicó participou de duas edições da Série C. Em 1995 e 2001.

Aconteceu – em 28 de setembro de 1947, o Alecrim derrotava o América por 2 a 1. Gols de Giordano (2) para o Alecrim; Vavá para o América. Jogo disputado no estádio Juvenal Lamartine e arbitrado por Enedino Lins. Partida válida pelo 1º Turno do Estadual daquele ano. Há 65 anos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

40 pontos para se manter na Série B

 Marcos Trindade fez os cálculos

A Série B deste ano está muito difícil, no momento, para quem quer subir e não está entre os seis primeiros colocados. Está mais fácil para se manter, no caso os clubes que estão fora da Zona do Rebaixamento.

Hoje, o aproveitamento do 4º colocado, o São Caetano, é de 62,82 por cento.

Isso, significa dizer que, se o 4º colocado ao final das 38 rodadas tiver o mesmo aproveitamento vai terminar com 71 pontos. Levando em conta que esse aproveitamento baixe para 58% teremos um classificado com 66 pontos. Deve ficar nessa casa.

Já o aproveitamento do primeiro colocado hoje, é de 73,08 por cento. Terminaria assim com 83 pontos. Levando em conta que esse aproveitamento baixe para 67% teremos o campeão com 76 pontos. Deve ficar nessa casa.

Pela parte de baixo, hoje, o Guaratinguetá tem 25 pontos em 78 disputados. Aproveitamento de 32,05 por cento. Restam 36 pontos em jogo. Muitos acham que só se livra se fizer 45 ou 46. Não acredito que esse time vai conquistar 20 pontos em 36 possíveis.

Se em 78, só conquistou 25, não vejo como isso acontecer.

É mais fácil manter o mesmo aproveitamento. Ou aumentar um pouquinho.

Se conquistar mais 15 pontos dos 36 possíveis, terá aproveitamento de 41,67 por cento. Acima do aproveitamento até agora, que é de 32,05.

Este ano, com 40 pontos permanece na Série B, esse é o meu raciocínio.  

Os clubes do Nordeste na Série B


Por Gerardo Felipe

Encaminho desempenho das equipes nordestinas após os resultados da 26ª rodada da série B. Após as vitórias dos nossos representantes ABC 3x1 no Guarani e América 2x0 no Asa, em Arapiraca, a vitória que mais trouxe orgulho para os Norte-rio-grandenses, foi a do Baraúnas 2x0 no Campinense, pela Série D. Com ela, a vitória, o Baraúnas garantiu seu acesso a Série C de 2013 e ainda lutará pelo título Brasileiro da Série D de 2012.

Nesta rodada houve:

03 Vitórias, sendo: (Vitória 3 x 1 Goiás - ABC F.C 3 x 1 Guarani e ASA 0 x 2 América/RN).

Não houve empate.

03 Derrotas, sendo: (São Caetano 3 x 2 CRB - Atlético/PR 2 x 1 Ceará e ASA 0 x 2 América/RN).

Até a presente informação o quadro geral é este:

Vitórias dos Nordestinos: 64. (*) Sendo quinze confrontos diretos nos jogos:

(Ceará 4 x 2 ABC F.C - ABC F.C 4 x 2 CRB - América/RN 2 x 0 ASA - ASA 3 x 1 ABC F.C - CRB 4 x 2 América/RN - ABC F.C 0 x 1 Vitória - ASA 2 x 3 Vitória - Ceará 3 x 2 ASA, Vitória 1 x 0 CRB, CRB 0 x 2 Ceará - Ceará 1 x 3 Vitória - América 1 x 0 ABC - CRB 0 x 1 ASA - ABC F.C 0 x 1 Ceará e ASA 0 x 2 América/RN).

Empates: 33 - (*) Sendo quatro confrontos diretos nos jogos:

(Vitória 2 x 2 América/RN - América/RN 1 x 1 Ceará - América/RN 2 x 2 Vitória e CRB 3 x 3 ABC F.C).

Derrotas: 57. (*) Sendo quinze confrontos diretos nos jogos:

(Ceará 4 x 2 ABC F.C - ABC F.C 4 x 2 CRB - América/RN 2 x 0 ASA - ASA 3 x 1 ABC F.C - CRB 4 x 2 América/RN - ABC F.C 0 x 1 Vitória - ASA 2 X 3 Vitória - Ceará 3 x 2 ASA, Vitória 1 x 0 CRB, CRB 0 x 2 Ceará - Ceará 1 x 3 Vitória - América 1 x 0 ABC - CRB 0 x 1 ASA - ABC F.C 0 x 1 Ceará e ASA 0 x 2 América/RN).

Nordestinos que mais venceram:

Vitória – 17 vezes.
Ceará - América 11 vezes.
ASA – 09 vezes.
CRB - ABC F.C – 08 vezes.

Nordestinos que mais empataram:

ABC F.C - Ceará – 08 vezes.
América/RN e Vitória – 06 vezes.
CRB – 04 vezes.
ASA – 03 vezes.

Nordestinos que mais perderam:

CRB e ASA – 14 vezes.
ABC F.C – 10 vezes.
América – 09 vezes.
Ceará – 07 vezes.
Vitória – 03 vezes.

Nota: Os dados são referentes até a 26ª rodada.

Liderança na Coluna do Trindade CIII


Está chegando mais um fim de semana, o ABC já cumpriu seu jogo na rodada de agora. Faltam América e Baraúnas. O Alvirrubro em Campinas contra o Guarani, time potiguar favorito, e o Baraúnas, em casa frente ao bicho-papão Sampaio Corrêa. Prá cima deles!

Aluguel do Frasqueirão – ainda sobre a punição do Baraúnas, logo que a notícia chegou, o presidente do ABC sem consultar a Torcida e os Conselheiros, já colocou o estádio Frasqueirão a disposição do Baraúnas. Deveria ser assim para todos os clubes do RN.

Rádio FM líder – recentemente foi feita uma pesquisa para saber qual rádio tem a maior audiência nas transmissões de futebol. Só deu FM. 98 e 96 travaram uma briga acirrada pela liderança. A terceira posição é disputada por Rádio Globo, Satélite FM e CBN (não necessariamente nessa ordem). Os tempos mudaram!

Esquisito – o Sousa não garantiu segurança ao jogo e o punido é o Baraúnas. O problema foi lá em Sousa na Paraíba, terra de Bartô Galeno.

Público no Frasqueirão – no jogo de terça-feira contra o ASA, empate de 1 a 1, o público pagante foi de 4.784. Não pagante de 845. Total de 5.629.

ABC x América – mais um clássico será jogado entre América x ABC. Será neste sábado em Goianinha pelo Estadual Sub 20.

Cascata – sei não, mas Cascata não era prá ter sido substituído daquele jogo, não. Reclamar, aí é outra história. Preferia vê-lo em campo ao lado de Raul. Mas, isso é porque o ABC não venceu, se tivesse vencido, ninguém falava nada.

Curiosidade – você sabia que dos 26 clubes que participaram da Série A de 1972, o ABC foi o 24º colocado? Sendo o primeiro clube do RN a jogar a Primeira Divisão. Não fez boa campanha.

Aconteceu – no dia 27 de setembro de 1992, o América derrotava o Potyguar por 3 a 1. Gols de Bebeto, Mingo e Casquinha para o América; Osmar para o Potyguar. Jogo disputado no estádio Coronel José Bezerra em Currais Novos, válido pela Segunda Fase do 1º Turno do Estadual. Há 20 anos.

Rendas e público da 26ª rodada da Série B


A 26ª rodada teve publico total de 64.330 pagantes. Média de 6.433 torcedores por jogo. O maior público foi mais uma vez no jogo do Vitória. Nessa rodada diante do Goiás, o público pagante chegou a 33.861 torcedores. Os menores públicos continuam sendo dos times de São Paulo e Minas Gerais. Nessa rodada, no jogo Ipatinga 2x3 Criciúma, apenas 285 torcedores pagaram ingresso. Veja mais no quadro abaixo:

26ª rodada
Jogo
Renda Bruta
Renda Líquida
Público
Vitória 3x1 Goiás
608.725,00
382.559,58
33.861
Joinville 3x1 Paraná
119.050,00
71.500,80
9.315
Atlético-PR 2x1 Ceará
56.890,00
15.830,63
5.415
ASA 0x2 América
28.540,00
1.664,33
5.283
ABC 3x1 Guarani
40.758,00
30.440,06
4.690
Avaí 2x0 Guaratinguetá
31.495,00
10.307,25
3.093
São Caetano 3x2 CRB
6.055,00
-11.654,87
855
Barueri 1x2 Boa Esporte
2.942,00
-15.475,87
815
Bragantino 2x0 América-MG
6.697,91
-12.359,72
718
Ipatinga 2x3 Criciúma
1.955,00
-4.151,19
285




Totais
903.107,91
468.661,00
64.330