sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O ABC pode jogar até 24 vezes no Estadual


Como o ABC vai jogar a Primeira Fase do Estadual 2014, o clube Alvinegro pode entrar em campo até 24 vezes.

Seriam 06 jogos no Grupo da Capital na 1ª Fase.

Dois jogos na Decisão da 1ª Fase, se for primeiro do Grupo.

Aí, na Segunda Fase, 07 jogos no 1º Turno e mais 07 no 2º Turno.

Se houver necessidade da Decisão, vencedores diferentes dos turnos, mais duas partidas.

Totalizando 24 partidas entre janeiro e abril. O mínimo de jogo é 20.

As demais equipes que participam da 1ª Fase, também poderão igualmente chegar a esse número.

América e Potiguar

Já América e Potiguar que participam da Copa do Nordeste, só podem chegar até 16 partidas. Mínimo de 14 jogos.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Globo joga amistoso dia 05 contra o ASSU


O amistoso que o Globo de Ceará-Mirim tem marcado para o dia 05 de janeiro de 2014 é contra o ASSU, no estádio Edgarzão, na cidade de Açu à tarde.

Este será o último amistoso do Águia antes do Estadual. Vai ser um jogo para uma melhor avaliação do treinador Higor César sobre o elenco do time “germânico”.

Estadual Potiguar de 2000; Resgate Histórico por Marcos Trindade

 
O melhor Estadual dos últimos 20 anos

Acompanho os campeonatos estaduais do Rio Grande do Norte desde 1991, sempre atento aos fatos, aos grandes jogos, as transmissões, as matérias, enfim a tudo que me vem ao alcance.

E como, estamos próximos de começar de mais edição, resolvi fazer uma retrospectiva desses 22 estaduais que acompanhei.

Constatei que o Estadual de 2000 foi o melhor.

Por vários motivos.

Primeiro: a dupla ABC e América, estava afinada. O Alvinegro venceu os dois turnos, mas no geral a diferença de pontos para o Alvirrubro foi de apenas 05 pontos.

Didi Duarte, técnico campeão. Foto: recorte de jornal

O ABC do técnico Didi Duarte conquistou 63 pontos e o América 58.

O São Gonçalo foi terceiro colocado com 53 pontos e o CAP o quarto com 35 pontos.

Segundo: surgiu uma grande força no futebol da grande Natal. O São Gonçalo.

O chamado “Touro” um sonho antigo de Poti Júnior, grande desportista de São Gonçalo do Amarante deu muito trabalho a dupla ABC e América.

Cartão amarelo de Everaldo Lopes e Edmar Viana

O CAP, clube de Jardim de Piranhas, foi outra surpresa. Participante pelo segundo ano, o CAP aprontou.

No Quadrangular do 2º Turno, tanto São Gonçalo como CAP lideraram a disputa nas primeiras rodadas, deixando ABC e América nas últimas posições.

Na reta final, o ABC tomou a frente e ficou tetracampeão.

ABC, enfim tetra no Castelão/Machadão

O São Gonçalo foi treinado por Paulo Moroni, Odisser e Baltazar Germano.

O CAP foi treinado por Reinaldo, Eloi Simplício e Zé do Carmo.

Depois, por outros motivos, o campeonato continuou empolgante.

O Estadual teve a participação de 10 times. Foram disputados 117 jogos, marcados 323 gols, média de 2,76 gols por jogo.

Leonardo, o artilheiro. Foto: recorte de jornal

Leonardo Carioca do ABC foi o goleador máximo com 26 gols. Até agora, o último grande goleador do Estadual Norte-rio-grandense.

A revelação de Paulo Moroni, um dos mais respeitados e estudiosos treinadores que o futebol potiguar viu surgir nos últimos tempos.

Moroni. Foto: recorte de jornal

Teve o famoso adendo no Regulamento, era para ser disputado um Triangular Final em cada turno, acabou sendo um Quadrangular depois de muita polêmica.

Deu mais emoção a disputa.

Pelos gramados potiguares desfilou um baixinho chamado Lino, atleta do São Gonçalo.

Moura e Helinho faziam diferença no América.

Cícero Ramalho do Baraúnas era o goleador de sempre.

Teci, lateral dos bons, “comia” a bola no ABC. O verdadeiro tetracampeão, pois participou das quatro conquistas. 

Teci, verdadeiro tetra. Foto: recorte de jornal
 
Surgia para o Futebol Potiguar o “endiabrado” Reinaldo Aleluia.

Didi Duarte, Soares e Marinho Chagas foram treinadores do Alecrim. O Verdão chegou a vencer a dupla ABC e América.

Marinho treinou o Verdão. Foto: recorte de jornal

E em meio ao Estadual, ABC e América faziam boas campanhas na Copa do Brasil, sendo eliminados apenas pelos gigantes Palmeiras e São Paulo respectivamente.

O Campeonato teve o patrocínio da Telemar lançando cartões telefones de “Orelhão” com os escudos dos clubes que disputavam o Estadual.

Pelos lados da Imprensa, Marcos Trindade, era o Plantão da Equipe de Esportes da antiga Rádio Poti. Foi meu primeiro ano nessa função.

MT era o Plantão.

As páginas esportivas do Diário de Natal, editadas pelo Jornalista Edmo Sinedino resumiu todos os acontecimentos do melhor campeonato estadual que tivemos nos últimos 20 anos. É dessa forma que vejo aquele nostálgico Estadual.

A Tribuna do Norte circulava também nas segundas-feiras e trazia um caderno especial de esportes com tudo que acontecia nos jogos do domingo.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Baraúnas empatou o primeiro amistoso

 
Ontem, o Baraúnas realizou o primeiro amistoso preparatório do Estadual 2014. Empatou de 1 a 1 com a Seleção de Felipe Guerra. Wendes, meia ex-América de Natal fez 1 a 0 para o Baraúnas. Mauro empatou para o selecionado. Partida disputada no estádio O Pascoal, em Felipe Guerra. O técnico do Baraúnas Joel Cornelli usou duas formações do Leão do Oeste. Informações e fotos de Carlos Guerra, assessoria de Imprensa do clube. 

Equipe A
Equipe B