O melhor Estadual dos
últimos 20 anos
Acompanho
os campeonatos estaduais do Rio Grande do Norte desde 1991, sempre atento aos
fatos, aos grandes jogos, as transmissões, as matérias, enfim a tudo que me vem
ao alcance.
E
como, estamos próximos de começar de mais edição, resolvi fazer uma
retrospectiva desses 22 estaduais que acompanhei.
Constatei
que o Estadual de 2000 foi o melhor.
Por
vários motivos.
Primeiro:
a dupla ABC e América, estava afinada. O Alvinegro venceu os dois turnos, mas
no geral a diferença de pontos para o Alvirrubro foi de apenas 05 pontos.
Didi Duarte, técnico campeão. Foto: recorte de jornal
O
ABC do técnico Didi Duarte conquistou 63 pontos e o América 58.
O
São Gonçalo foi terceiro colocado com 53 pontos e o CAP o quarto com 35 pontos.
Segundo:
surgiu uma grande força no futebol da grande Natal. O São Gonçalo.
O
chamado “Touro” um sonho antigo de Poti Júnior, grande desportista de São
Gonçalo do Amarante deu muito trabalho a dupla ABC e América.
Cartão amarelo de Everaldo Lopes e Edmar Viana
O
CAP, clube de Jardim de Piranhas, foi outra surpresa. Participante pelo segundo
ano, o CAP aprontou.
No
Quadrangular do 2º Turno, tanto São Gonçalo como CAP lideraram a disputa nas
primeiras rodadas, deixando ABC e América nas últimas posições.
Na
reta final, o ABC tomou a frente e ficou tetracampeão.
ABC, enfim tetra no Castelão/Machadão
O
São Gonçalo foi treinado por Paulo Moroni, Odisser e Baltazar Germano.
O
CAP foi treinado por Reinaldo, Eloi Simplício e Zé do Carmo.
Depois,
por outros motivos, o campeonato continuou empolgante.
O
Estadual teve a participação de 10 times. Foram disputados 117 jogos, marcados 323
gols, média de 2,76 gols por jogo.
Leonardo, o artilheiro. Foto: recorte de jornal
Leonardo
Carioca do ABC foi o goleador máximo com 26 gols. Até agora, o último grande
goleador do Estadual Norte-rio-grandense.
A
revelação de Paulo Moroni, um dos mais respeitados e estudiosos treinadores que
o futebol potiguar viu surgir nos últimos tempos.
Moroni. Foto: recorte de jornal
Teve
o famoso adendo no Regulamento, era para ser disputado um Triangular Final em
cada turno, acabou sendo um Quadrangular depois de muita polêmica.
Deu
mais emoção a disputa.
Pelos
gramados potiguares desfilou um baixinho chamado Lino, atleta do São Gonçalo.
Moura
e Helinho faziam diferença no América.
Cícero
Ramalho do Baraúnas era o goleador de sempre.
Teci,
lateral dos bons, “comia” a bola no ABC. O verdadeiro tetracampeão, pois
participou das quatro conquistas.
Teci, verdadeiro tetra. Foto: recorte de jornal
Surgia
para o Futebol Potiguar o “endiabrado” Reinaldo Aleluia.
Didi
Duarte, Soares e Marinho Chagas foram treinadores do Alecrim. O Verdão chegou a
vencer a dupla ABC e América.
Marinho treinou o Verdão. Foto: recorte de jornal
E
em meio ao Estadual, ABC e América faziam boas campanhas na Copa do Brasil,
sendo eliminados apenas pelos gigantes Palmeiras e São Paulo respectivamente.
O
Campeonato teve o patrocínio da Telemar lançando cartões telefones de “Orelhão”
com os escudos dos clubes que disputavam o Estadual.
Pelos
lados da Imprensa, Marcos Trindade, era o Plantão da Equipe de Esportes da
antiga Rádio Poti. Foi meu primeiro ano nessa função.
MT era o Plantão.
As
páginas esportivas do Diário de Natal, editadas pelo Jornalista Edmo Sinedino
resumiu todos os acontecimentos do melhor campeonato estadual que tivemos nos
últimos 20 anos. É dessa forma que vejo aquele nostálgico Estadual.
A
Tribuna do Norte circulava também nas segundas-feiras e trazia um caderno
especial de esportes com tudo que acontecia nos jogos do domingo.