domingo, 1 de março de 2009

OS TIMES DO INTERIOR CAMPEÕES DE TURNOS

Desde 1974 que clubes do interior do Rio Grande do Norte participam do Estadual do nosso estado. Dos mais de 20 clubes que fizeram parte do campeonato potiguar, apenas quatro conquistou pelo menos um turno dessa competição.

Hoje, ASSU ou Santa Cruz se tornará o quinto clube a conquistar tal objetivo. O primeiro time do interior a vencer um turno foi o Baraúnas, que na época era presidido pelo narrador esportivo Evaristo Nogueira.

Hoje, Evaristo trabalha na Rádio Povo de Fortaleza. Veja quais foram os clubes do interior que conquistaram turno do Estadual Potiguar:

1980: Baraúnas

O Tricolor Mossoroense venceu o Primeiro Turno empatando com o América em Mossoró por 1 a 1. Domício contra fez o gol do Baraúnas. Enquanto que Soares anotou para o América.

1981: Baraúnas

Mais uma vez o Leão do Oeste vencia um turno do Estadual Potiguar. Nesse ano conquistou o Terceiro Turno. Esse Turno foi disputado por um quadrangular com Baraúnas, Alecrim, América e Potyguar. O Leão do Oeste somou cinco pontos contra quatro do Alecrim, dois do América e um do Potyguar.

1987: Baraúnas

O Baraúnas conquistou o Segundo Turno derrotando na Final o ABC por WO a 0. O ABC se recusou a decidir o turno em Mossoró.

1988: Baraúnas

Outra vez o Baraúnas conquistava um turno do Estadual. Nesse ano conquistou o Segundo Turno derrotando o América em Mossoró por 2 a 1 e perdendo em Natal por 0 a 2. Na prorrogação venceu de 1 a 0, levantando assim a taça do Segundo Turno.

2001: Coríntians

O Galo do Seridó conquistou o Primeiro Turno vencendo na Final o ABC em Natal por 2 a 1 e em Caicó também por 2 a 1.

2003: São Gonçalo

Nesse ano, pela primeira vez um turno foi decidido por dois times do interior. O Touro levou vantagem diante do Coríntians de Caicó vencendo-o por 3 a 2 no Estádio Marizão.

2006: Baraúnas *

Nesse ano, o Campeonato não teve disputa de turnos. Os classificados da Primeira Fase jogaram no sistema de mata-mata até a Final que foi disputada por Potiguar e Baraúnas. O Leão do Oeste levou vantagem nas duas Finais, vencendo a primeira por 2 a 0 no jogo de ida e perdendo o jogo de volta por 1 a 3. Na segunda Final, por causa do caso Sílvio Madonna, o Baraúnas foi campeão com dois empates de 0 a 0.

* Campeão do Campeonato numa Final interiorana.

2008: Potiguar de Mossoró

O Alvirrubro Mossoroense conquistou o segundo Turno vencendo ao América por 3 a 0 em Natal e perdendo em Mossoró por 2 a 3.

Resumo de conquistas de turnos

Quatro vezes: Baraúnas
Uma vez: Coríntians
Uma vez: São Gonçalo
Uma vez: Potiguar de Mossoró

Em tempo: hoje, pela oitava vez o interior conquistará um turno do Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte. ASSU ou Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário