quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SÉRIE D: O REGULAMENTO ESTÁ CORRETO


3ª Fase: os dez clubes classificados na 2ª fase, divididos em cinco grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase.

Ora, se o Regulamento fosse assim:

3ª Fase: os dez clubes classificados na 2ª fase, divididos em cinco grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos.

Resumindo

Em toda situação é necessário citar que são os três melhores segundos disputantes da TERCEIRA FASE e não os três segundos melhores
DA TERCEIRA FASE.

Se não estivesse escrito assim, São José (RS), Central (PE) e Uberlândia (MG) se achariam no direito de participar da QUARTA FASE por terem sido os segundos melhores da SEGUNDA FASE. Daí a citação
DISPUTANTES DA TERCEIRA FASE.

O critério de desempate está no Inciso 3º do Artigo 18. Os “jornalistas” e “radialistas” não leem o Regulamento todo, aí ficam falando besteira.

Nota: Desde que o Regulamento foi divulgado que entendi dessa forma. Faz 20 anos que leio sobre o futebol e pra mim Virgílio Elísio é um gênio em fazer regulamentos.

2 comentários:

  1. Meu caro Trindade, só posso entender que você esta ironizando em dizer que Virgíio Elísio é um gênio em fazer regulamentos.

    Se ele fosse um gênio, ele nao teria formatado um regulamento tão esdrúxulo e confuso como este da Série D, que na visão do José Roberto Torero, inventou as décimas de finais, quintas-de-finais e o mata-mata com ressureição.

    Fosse Virgílio Elísio um gênio, teria elaborado a Série D na forma mais simples possível.

    Ao invés de 10 grupos com 4 clubes, teriam sido 8 grupos com 5 clubes.

    E para quebrar o anacronismo de ter sempre 1 clube folgando nas rodadas, acrescentaria a Série D mais 8 vagas e com isso o certame seria disputado por 48 clubes (8 grupos com 6 clubes cada).

    Com isso, ficaria até mais simples e direto para se organizar as fases eliminatórias (já que com 8 grupos, na hipotese de classificar-se 2 clubes de cada grupo, teríamos 16 clubes e daí já daria para organizar as Oitavas-de-finais).

    Eu falei sobre os regulamentos das Séries C e D no blog Papo Alvinegro:

    http://papoalvinegro.blogspot.com/2009/09/off-topic-serie-c-e-serie-d-fiasco-e.html

    Espero a sua opinião abalizada sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo:

    A ideia inicial dele era a Série D ter oito grupos com cinco clubes, mas por causa das despesas fizeram como está. Mas de toda forma eu continuo achando ele um conhecedor do negócio. Prá se ter uma ideia, no ano passado ele conseguir eliminar confrontos entre paulistas nas últimas 15 rodadas da Série B, para não haver arrumadinho eles paulistas. Vai tentar fazer isso!

    ResponderExcluir