sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OS FAVORITOS AO TÍTULO DO ESTADUAL


Sempre buscando divulgar o Futebol Potiguar de uma forma diferente, trago relatos de profissionais da Imprensa Esportiva do estado sobre quem será o campeão estadual deste ano.

Recorri a vários amigos do meio para opinar, é bem verdade que nem todos participaram, mas os que participaram dá para termos uma idéia do assunto abordado.

Então, seguimos com a opinião de cada um:

Como futebol é fundamental a preparação, acho que ASSU e América saíram na frente, mas não descarto a força do ABC pelo trabalho criterioso que a direção vem tentando fazer. Como não posso votar em dois, como você bem falou, nem em três, aposto no América pela qualidade dos jogadores contratados. É a minha opinião.

Edmo Sinedino – Portal Nominuto e Rádio 96 FM.

Acredito que o América possa retomar a hegemonia do Campeonato Estadual após sete anos. Com a base que permaneceu da Série B do Campeonato Brasileiro, tendo o goleiro Rodolpho e o volante Júlio Terceiro como destaques, e o retorno de jogadores identificados com o clube, como o zagueiro Robson e o volante Luís Maranhão, será o time a ser batido. A contratação de Adriano Magrão também reforça o investimento feito pela nova diretoria para voltar a ser campeão. O ASSU, atual campeão, será a força do interior e o ABC, com uma equipe totalmente reformulada, corre por fora nesta briga.

Augusto César Gomes do Jornal de Hoje – Natal.

Acredito que hoje o América é o grande favorito a conquistar o título, pois manteve uma boa base da Série B e contratou jogadores que podem contribuir para isso. Agora, acredito que a equipe do ASSU também não pode ser esquecida, pois além de manter base da equipe que conquistou o Campeonato Estadual de 2009, também trouxe bons reforços para compor o elenco. Quanto ao ABC acredito que o clube terá muita dificuldade dentro da competição, a não ser que alguns jogadores resolvam a questão individualmente, como ocorreu em 2007.

Pedro Neto, Comentarista da Rádio Globo – Natal.

Vejo sempre as duas maiores equipes da capital como favoritas. Mas, acho que este ano o América será o campeão. O clube rubro vem fazendo um trabalho diferente dos anos anteriores, e como um dos favoritos, deve ser o vencedor.

Paulo Nogueira – Presidente da ACERN.

Devemos ter um campeonato equilibrado assim como nos últimos anos, afinal o nível da maioria das equipes é semelhante. Os times do interior se fortaleceram muito com a parceria com as prefeituras, embora ainda não tenham projetos consistentes para se firmarem como verdadeiros clubes, e os grandes da capital mostraram não saber utilizar da melhor estrutura para terem o "diferencial" deles esperado pela torcida. De qualquer forma o interior progrediu, e a capital parou no tempo por desdenhar o notório crescimento da concorrência, e principalmente por não ter acompanhado a modernidade do futebol, que requer criatividade e investimentos voltados para o patrimônio (categorias de base) e para o marketing. Sobre favorito à conquista, é complicado falar antes de a bola rolar devido ao tal nivelamento. Na edição passada, ASSU que o diga! Mas, considerando uma teoria, América e ABC por sua grandeza no cenário; e ASSU e Potyguar/CN, entre os times do interior, por terem mantido a base de 2009 e feito algumas boas contratações. Os demais correrão por fora.

Marcos Santos – jornalista do Jornal de Fato, Comentarista e Produtor do Tela Esportiva da TCM – ambos de Mossoró.

Se essa pergunta fosse feita anos atrás, sem sombra de dúvida responderia que o título do Estadual de 2010 ficaria entre ABC ou América, mas estamos vendo que as equipes do interior estão investindo forte (ou pelo menos na medida do possível) em formar equipes qualificadas e lutar pelo campeonato. Mesmo assim, acredito que o América é candidato ao titulo, primeiro porque manteve uma boa base da equipe de disputou o Brasileirão do ano passado e repatriou alguns nomes que podem acrescentar muito ao alvirrubro.

Ana Karla Martins, apresentadora da TV União –Natal.

Com a conquista do Coríntians de Caicó em 2001, os clubes do interior perceberam que procurando dar um tratamento mais profissional, não seria difícil chegar ao topo máximo no Futebol do RN. Foi isso que Potiguar de Mossoró em 2004, Baraúnas em 2006 e o ASSU em 2009 fizeram. Acho que para 2010 ASSU, América e Santa Cruz pelo planejamento e pelas contrações são os favoritos. Só posso votar em um clube, por isso acho que o ASSU leva o BI por ter permanecido com a base do ano passado e contratado jogadores do nível de Nildo, Jozicley, Jandir e Cláudio Ribeiro.

Lucílio Filho, narrador da Rádio Princesa do Vale – Açu.

Um palpite precipitado é sempre um grande risco, mas uma coisa é certa neste campeonato: ABC e América não terão vida fácil. ASSU, Santa Cruz e Potyguar de Currais Novos montaram equipes razoavelmente fortes e irão complicar a vida da dupla. O Alecrim também corre por fora, pois está montando uma base para a disputa da Série C. Mas como numa disputa curta como é o Estadual, o que prevalece de imediato é o conjunto de uma equipe, o América, por ter mantido uma boa parte da base, larga na frente, sendo neste momento o melhor favorito.

Fábio Pacheco, Editor de Esportes do Diário de Natal – Natal.

Hoje, o futebol tornou-se realmente um negócio globalizado. Todos tem chances. ABC e América são as equipes que mais investem e por isso são favoritas diretas. Porém, aposto em ASSU ou Alecrim para conquistar o estadual. Como não posso votar nos dois, fico com o ASSU.

Marcos Trindade, Pesquisador e Blogueiro do Futebol Potiguar.

Quem votou em quem

Edmo Sinedino: América
Augusto César Gomes: América
Pedro Neto: América
Paulo Nogueira: América
Marcos Santos: dividiu a opinião
Ana Karla Martins: América
Lucílio Filho: ASSU
Fábio Pacheco: América
Marcos Trindade: ASSU

Resumo de opiniões

06 votos: América
02 votos: ASSU

Nenhum comentário:

Postar um comentário