terça-feira, 25 de junho de 2013

Morrer e Falecer; saiba a diferença

 
É por isso que vou continuar protestando...

Morrer e falecer tem diferença, mas parece que os “noticiaristas esportivos” de Natal, cidade sede da Copa do Mundo de 2014, não aprenderam isso.

Nem conseguem diferenciar. Mas tem diferença sim.

Morrer – é quando a vida é tirada de forma bruta, inesperada, trágica, forte, algo assim. Como aconteceu com o Cantor Carlos Alexandre em janeiro de 1989. Não se falece de acidente de carro, morre.

Falecer – é quando um cidadão com idade avançada e com vários problemas nos diversos órgãos do corpo, parte deste mundo silenciosamente, de forma natural. Não se morre de velhice, falece.

20 comentários:

  1. Nunca vi tanta besteira junta. Você agora escreve verbetes de dicionário? Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a coisa que não tem nada a ver com a outra que você diz?

      Excluir
    2. quando a Bíblia diz o meu povo perece por falta de conhecimento / Perder da vida; morrer (geralmente) de maneira repentina ou violenta; falecer.
      Chegar ao fim ou acabar; extinguir-se: seus sonhos pereceram

      Excluir
    3. Tu e uns fila da puta, va a puta que te pariu, arrombado

      Excluir
  2. Pelo pouco que pesquisei a respeito, Morrer tem a ver com a nossa Finitude que faz parte da nossa natureza humana, isso é, a nossa predisposição para a morte, inclusive dessa Finitude vem a palavra Finados, Finar-se, ou chegar ao Fim da ida Terrena.
    Já o termo Falecer vem de Falência,m uma empresa que foi á Falência, deixou de existir Juridicamente. Na Vida Cristã, a palavra Morrer é mais correta, porque a Morte Biológica, para os que creem, não é o Fim mas o início de algo Novo que vai atingir a toda Humanidade.

    ResponderExcluir
  3. A palavra MORRER tem mais a ver com a Finitude que é algo inerente á nossa Natureza Humana, significa eu há em nós essa pré disposição para a Morte Biológica. Finitude dá origem a palavra Finados, chegar ao Fim da Vida terrena.
    Já a Palavra FALECER vem de Falência. Uma empresa que vai á Falência, deixa de existir Juridicamente falando.
    Na Vida Cristã, a palavra Morrer é mais correta porque em nossa Fé, a nossa Vida não termina com a Morte Biológca, esta é apenas um processo que nos insere em um muno totalmente Novo que é a Eternidade. Espero ter contribuído com todos nesta singela relexão.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do esclarecimento sobre a diferença entre Morrer e falecer. Os argumentos contra a diferença, tem muito a ver com sentimento e sem fundamentos lógicos. Visto que a sua contradição, baseio mais ao sentimento... Pois, antes da Igrejas, e as leis, a morte e o falecimento já existiam. por isso, não pode constituir a razão primordial da contradição. Das diferenças. Se assim for, terás que contrariar com outros argumentos, penso eu.

    ResponderExcluir
  5. Gostei pela adiferenca creio que ja deixei de confundir essas duas palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E existem muitas diferenças em outras situações.

      E para reforçar digo: é mais fácil se conformar com o FALECIMENTO que se conformar com a MORTE.

      Excluir
  6. Gostei do esclarecimento...

    ResponderExcluir
  7. gostei do esclarecimento.
    Sempre tenho dito isso em minha casa e me acham uma louca falando isso.

    ResponderExcluir
  8. Se disserem pra mim :Tal pessoa morreu ou morta vou perguntar de que pois tem que haver complemento ou seja: a pessoa morreu em acidente ou morta levou tiro em assalto.
    Se disserem a pessoa Faleceu ja vou imaginar que foi " causa" natural .
    Ou morte causada ou morte natural.

    ResponderExcluir
  9. O que representa a expressão "des" na palavra desfalecer?

    ResponderExcluir
  10. o erro cometido em certos comentários, é tentar unificar contexto compreendido bíblicamente e contexto compreendido gramaticalmente... Morte explicita biblicamente, leva-nos à compreecção até ao terceiro nível de existência humana...
    Diferente da gramática nosso cotidiano superficial humana que entende a carne!

    ResponderExcluir