quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jornalista de Natal lança livro sobre Marinho Chagas


Há 40 anos, Marinho Chagas, maior jogador da história do Rio Grande do Norte, era considerado pela imprensa mundial como o melhor lateral-esquerdo de uma Copa do Mundo e, como comemoração, disputava uma partida pelo Campeonato Estadual de Amadores (Matutão) em sua cidade natal.

A história é uma das que são contadas na biografia “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas” (editora Tribo, 200 p.), que será lançada na próxima terça-feira (04 de novembro) no prédio da Capitania das Artes, em Natal. Escrita pelo jornalista Luan Xavier, a obra é fruto de um trabalho que durou dois anos de pesquisas, viagens e mais de 40 entrevistas.

Com depoimentos de amigos, familiares e personalidades que conviveram com Marinho em várias épocas de sua vida, o autor conta detalhes sobre o homem por trás da lenda que ganhou fama internacional sendo o melhor jogador brasileiro na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

“É gratificante poder contar uma boa história, como a de Marinho, e ter acesso a um ser humano que existia por trás de uma lenda do futebol”, diz Xavier. “Ele era uma pessoa sem limites, dentro e fora de campo, e por viver dessa forma conseguiu subir a um patamar que jamais imaginou e com igual intensidade descer ao mais profundo drama que alguém comum pode passar”, completa.

A biografia conta passagens de Marinho por Riachuelo, ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense, São Paulo, América, Seleção Brasileira e pelo exterior, onde jogou nos Estados Unidos e na Alemanha, e depois treinou as seleções da Líbia e de Malta.

“A Bruxa” também traz histórias engraçadas e passagens polêmicas da rotina extracampo de Marinho Chagas, além de curiosidades sobre sua vida fora do Brasil, causos com famosos e uma narrativa comovente sobre seus últimos dias de vida.

Além de Natal, o livro já tem lançamentos programados para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos em dezembro, e foi selecionado para ser tema de palestra no Festival Literário de Natal (Flin), no mesmo mês.

Capa do Livro
Sobre o autor

Luan Xavier é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pernambucano radicado em Natal, trabalhou como repórter nos jornais Diário de Natal, O Estado de São Paulo e Novo Jornal, aqui de Natal, onde atualmente é editor do caderno de Esportes. Também foi comentarista na Rádio CBN Natal, na RedeTV RN e no canal Esporte Interativo.

Jornalista Luan Xavier
SERVIÇO

Lançamento livro “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas”
Editora Tribo
Terça-feira, 4 de novembro
19h – Capitania das Artes (Ribeira)
R$ 40

CONTATO PARA ENTREVISTA

Luan Xavier - (84) 9659-0822.

3 comentários:

  1. Comentário que lí num blogue.Achei oportuno e verdadeiro:

    "Marinho foi um bom jogador, apenas.
    Mais um que saiu daqui muito jovem, sem o devido preparo e deslumbrado com um sucesso precoce preferiu ouvir a voz da inconsequencia.
    Como 'apoiador' era um ponteiro esquerdo razoável, mas como marcador - sua real função dentro de campo - era uma lástima. Tanto que, sua carreira não ficou marcada por um gol assinalado ou um título conquistado, mas por uma bola nas costas que ele levou e que custou ao futebol brasileiro o terceiro lugar na Copa do mundo da Alemanha em 1974.
    O título de melhor lateral esquerdo daquela copa foi outra ilusão que criaram, pois é só olhar no site da FIFA e constatar que o melhor lateral esquerdo foi Paul Breithner, da Alemanha. Aquilo foi uma mentira que a imprensa brasileira criou pra livrar a cara de Marinho e aliviar um pouco sua culpa pela derrota para a Polônia na decisão do terceiro lugar.
    A força da mídia fez de Marinho um craque que ele não foi, pois a imprensa tem uma fixação mórbida por 'bad boys' pelo fato deles darem retorno de audiência através da polêmica.
    Nada contra o Marinho, mas essa de elegê-lo maior jogador de futebol do RN na minha opinião é um disparate, uma total falta de respeito a verdadeiros craques dentro e fora de campo, nascidos em solo potiguar."

    Falou tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bráulio;

      Sobre o "titulo" de melhor lateral da Copa de 1974, eu já postei aqui que isso foi criado pela imprensa nacional e endossado pela imprensa de Natal. Pelos seus "amigos" daqui. Já jogaram muitas pedras em mim por causa desse meu comentário.

      E tem outras "falcatruas" da imprensa de Natal que a Internet livre vem desmascarando. Aos poucos, eu vou contando também.

      Um abraço, MT.

      Excluir
  2. A torcida do Botafogo ama Marinho, só isso.

    Alan

    ResponderExcluir