quinta-feira, 23 de julho de 2020

Copa do Nordeste 2020; posição final de ABC e América


Depois de encerrada a 1ª Fase da Copa do Nordeste e com a eliminação de ABC e América, apresentamos a posição final na classificação geral da Copa do Nordeste dos dois representantes do Rio Grande do Norte. Confira:

O ABC terminou na 10ª colocação com 09 pontos ganhos.

Já o América foi o 14º colocado com 06 pontos ganhos.

A Copa do Nordeste de 2020 tem a participação de 16 equipes.

Um comentário:

  1. Marcos, eu entendo que já passou da hora do calendário do futebol brasileiro passar por um urgente enxugamento.
    O que ocorre, na prática, é que muitas vezes os clubes terminam sendo "punidos" por serem competentes! Pois, conquistando a condição de participar dos mais diversos certames em vigência, muitas vezes o próprio atleta as vezes nem sabe por qual competição vai entrar em campo. E o bombardeiro de jogos força aos clubes principalmente de médio e pequeno poderio financeiro a "escolher" e priorizar competições, como foi o caso do América que, diante da limitação técnica e financeira do seu plantel, teve que abrir mão da copa do nordeste a bem da copa do Brasil. Não dá prá manter a mesma pegada fazendo rodízio de jogadores se um clube não tem peças em condição de titularidade no banco de reservas. No Abc, Diá tentou manter o mesmo time nas mais diversas competições. Porém, diante das baixas por problemas físicos, contou com a sorte para conquistar o primeiro turno no estadual, caiu fora da copa do Brasil para um fraco Vasco da Gama em crise e recentemente da copa do Nordeste, quando entrou em campo classificado e não teve competencia para evitar uma vexatória derrota para um clube que não almejava mais nada na competição.
    Penso que deve-se regionalizar o futebol extinguindo os ultrapassados e deficitários campeonatos estaduais, que já foram sinônimo de "charme" mas hoje só dão prejuízo. Além disso muitos deles não possuem mais nenhuma credibilidade, o que eu podemos atestar diante dos escândalos que temos visto Brasil afora. São facilmente manipuláveis e servem apenas como moeda de troca da CBF para com as federações em troca de votos. O campeonato estadual daqui é o mais claro exemplo dessa decadência.
    Pequenos clubes poderão encerrar suas atividades, infelizmente é verdade. Mas, mesmo com o estadual sendo disputado vários clubes do estado encerraram suas atividades da mesma forma e futebol hoje é um negócio. Um negócio que mexe com paixão mas que não contempla caridade nem nostalgia. E antes que os clubes que ainda restam encerrem suas atividades também temos que cortar as amarras, repensar principalmente o calendário do futebol brasileiro, priorizando e promovendo a rivalidade regional ou interestadual.
    O Brasil é o único país que respira futebol onde ainda são disputados campeonatos estaduais e essa competição já passou da hora de sair de cena dando lugar aos regionais.
    Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir