segunda-feira, 14 de novembro de 2022

ABC, A História através dos resultados – 1918 a 2022

 

A História do ABC Futebol Clube, Através dos Resultados, é um trabalho de pesquisa realizado pelo pesquisador Marcos Trindade, que reúne resultados, curiosidades e estatísticas do Futebol do Rio Grande do Norte há mais de 30 anos.

Este material histórico do clube mais popular de Natal, apresenta os resultados dos jogos oficiais do Alvinegro Natalense desde 1918 no formato PDF e Word, que poderá ser enviado pelo Whats App e por E-mail.

Resultados do Campeonato Estadual de 1918 até 2022, da Taça Cidade do Natal, de grande sucesso nos anos 1970 e 1980, da Copa RN, de 2004 a 2007, do Torneio Municipal, disputado em três anos (1948, 1953 e 1955), das Competições Nacionais (Taça Brasil, Nordestão, Copa do Brasil e os Campeonatos Brasileiros de todas as Séries) compreendendo o período de 1959 a 2022.

Destacando ainda a Copa do Nordeste, as Seletivas para a Competições Nacionais, o Torneio José Américo, disputado por dois anos na década de 1970, dos Torneios locais, como o Natal/Mossoró de 1966, o Assis de Paula, realizado em 1995, entre outros.

O pesquisador reuniu os resultados com os autores dos gols e em diversos jogos, incluiu outras informações como árbitro, renda, público e o local onde o jogo foi realizado. Destaque para as mais de 500 observações das fases, turnos e decisões dos campeonatos.

Estima-se que o Material “A História do ABC, Através dos Resultados”, apresente o resultado de três mil jogos oficiais. Aos interessados, comunico que façam um contato pelo e-mail marcostrindade76@gmail.com ou pelas nossa redes sociais.


Pesquisador Marcos Trindade


3 comentários:

  1. Uma indagação: o campeonato estadual no RN começou mesmo em 1918? E qual a razão de não ter participação de times do interior por muitos e muitos anos? Existiam campeonatos em Mossoró, Caicó e outras cidades, com times das próprias cidades - assim, de fato, o estadual começou em 1918, embora só com times da capital? Não seria, inicialmente, campeonato natalense? O estadual, de fato, não teria começado nos anos 1970? Fica sem essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Paulo Ricardo; não sabemos, mas, as dificuldades de locomoção eram grandes. Na década de 1930, teve o Baixa Verde da Cidade do mesmo nome, hoje, João Câmara. E a partir da década de 40, o Potiguar de Parnamirim, começou a disputar competições organizadas pela Federação. Se imagina, que as estradas Natal a Mossoró; Natal a Caicó e até Natal a Ceará-Mirim, fossem de difícil acesso, se é que existiam... Abraço, amigo.

      Excluir
  2. Entendo perfeitamente as suas colocações mas a Federação, na minha opinião, nunca poderia considerar campeonato estadual com a participação episódica de times do interior. Pelo visto, não havia habitualidade, e assim não poderia haver a consideração. Depois vi, em outras publicações suas, que o campeonato estadual, de fato, iniciou-se em 1974. Portanto, dizer que houve campeão estadual em anos até 1973 é meio forçado para qualquer time, seja ele qual for. Entendo que teria que separar, naturalmente, quem foi campeão natalense e campeão potiguar/estadual, repondo a verdade. O erro, nesses casos, não é seu, claro. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir