terça-feira, 7 de junho de 2011

Na Copa de 2014, Natal pára para o mal



 MT. Foto: Anastácia Vaz/Novo Jornal

Hoje, tive mais uma contestação que Natal não tem condições de sediar jogos de Copa do Mundo. Como gastar tanto com algo que não tem um retorno garantido? Tem? Mostre a prova, sim, vocês que estão no poder.

Estava na Avenida Prudente de Morais, perto aonde vai, dizem e falam, ser construído o estádio da Copa do Mundo. Estava saindo de um banco, chovendo fininho, mas do banco para o Ponto de ônibus são 20 metros de distância. Cheguei no Ponto todo molhado.

Debaixo daquilo que chamam de parada. Uma desgraça. Não acomoda cinco pessoas. Goteiras para todos os lados. E os carros passando, e molhando a todos. Será que as obras de mobilidade acabarão com isso? Acho que não. Faz 14 anos que moro em Natal e sempre foi assim. Não será a Copa que irá consertar isso.

Pois, esperei 15 minutos até o dito ônibus passar. Ônibus da maior empresa da cidade. Velho e como se estivesse fora dele, a água estava saindo por todos os lados. Incomodando a todos. Será que a Copa vai consertar isso? Também acho que não.

Aquele ônibus deveria está naquela sucata lá de Neópolis, sucata essa que não deveria está ali, na entrada de Natal. Que marmota?

Pois bem, seguindo viagem, passei por Candelária, com destino a Cidade Satélite, onde resido, bairro de classe média alta e eu lá embaixo. Pegamos a Avenida dos Xavantes, a principal do bairro, aja água. Os carros se afogando nos buracos e nas águas. Será que a Copa vai consertar isso? E o IPTU desse bairro a mil!

Gente, políticos, Natal está precisando de investimento na Educação, Saúde, Segurança e modernidade. Não de Copa do Mundo.

Outro detalhe: ouvi uma entrevista no programa A Hora do Brasil de um especialista falando sobre as casas de câmbio no Brasil, no ano da Copa. O cara falou que o Brasil não está preparado nesse quesito. Então, Natal deve está muito mal, por que aqui só tem liso e quebrado de todos os lados. Com certeza as poucas casas que aqui existem não suportarão a procura.

O que mais me deixa revoltado é o fato de saber que em outras épocas o povo daqui lutou bravamente para expulsar invasores.

Agora, não. Damos de mão beijada, nossas terras, nosso ar, nosso espaço, nossa segurança, nosso calor, nosso dinheiro... E o que é pior “nossas” meninas. 

Em 2014, Natal será um puteiro só!

Fico imaginando que os políticos envolvidos nessa história de Copa do Mundo estão com a pulga atrás da orelha. Sabe por quê? Estão derrubando os monumentos da cidade pelas beiradas, como quem quer dizer, se não der certo a gente joga a toalha a tempo de não derrubar o Monumento Principal que é o Estádio Machadão.

Perceberam, derrubaram a Creche e agora estão tratando os lados do Machadinho. Por que não derrubaram logo o estádio? Estão com medo, pode ter certeza.

Enquanto isso, o Arquiteto do Castelão/Machadão, Moacir Gomes da Costa, deve está arrependido de ter arquitetado um estádio em Natal. Melhor teria sido em Açu, Mossoró, na sua cidade natal Caicó, ou em outro país. Com certeza, não estava tendo o dissabor de hoje ver a sua obra virar pó.

3 comentários:

  1. Eu não tenho,ou melhor,nunca tive a menor sombra de dúvidas:
    NATAL NÃO VAI SEDIAR COISA NENHUMA!
    Até agora derrubaram a creche e estão fazendo aquela palhaçada no Machadinho prá dar um 'migué' e dizer prá população que não estão parados!
    Pura enrolação prá enganar um monte de otário alienado!
    Natal não tem a menor estrutura para sediar eventos de grande porte.
    Basta uma chuvinha de ciinco minutos para provar o que eu estou dizendo.Natal precisa é de políticos que tenham vergonha na cara,isso sim!Pessoas que trabalhem para o povo que lhes elege!Não vou aquí enumerar os problemas URGENTES que precisam ser resolvidos PARA ONTEM nessa cidade e nesse estado,por que só um IDIOTA não vê.
    Eu nunca engolí esse 'engodo' de Copa do mundo em Natal.
    Quem viver,verá!!!
    Sim,e por falar em incompetencia,ontem no frasqueirão teve mais uma vez penaltí(inexistente!!!)pro abc e jogador do edversário expulso...
    Jogar alí,é definitivamente um caso de polícia!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos.
    Já estou com uma pulga atrás da orelha, e dando o braço a torcer, pq acho que tanto vc como Wilson (que são secadores de 1ª) parece que estão "quase" certos. Até agora só foi demolida a pobre da creche, e estão começando a destruir o Machadinho (já estava inutil), será que vão derrubar mais alguma coisa? será que o estado de Goiás vai tomar a vaga de Natal? Já estou começando a te dar razão, e o pior tambem comecei a torcer.
    Abraços
    Lúcio

    ResponderExcluir
  3. Pense num artigo de mal gosto. Vc é um retrogado. A situação de dificuldade não é da cidade e sim do país. No caso de Natal as coisas piores com a pésswima administração municipal, porém isto não tira o crédito de ser sede da copa. Leia e veja as reportagens em outros países como uma copa mudou a cidade.

    ResponderExcluir