quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jejum do América vem desde os anos 20


Em 2012, o América busca a conquista do Estadual e acabar com o tabu que já dura oito anos. Sem poder mandar seus jogos em Natal, por falta de estádio, a situação pode ser mais complicada. O Alvirrubro vai jogar como mandante na cidade de Goianinha, distante 61 km de Natal.

O último título do América no estado foi em 2003. De lá para cá são oito campeonatos sem a conquista maior do Futebol Potiguar. Em levantamento feito nos nossos arquivos, esse é o terceiro maior jejum de títulos do Alvirrubro Natalense, contando os campeonatos organizados desde 1918.

Só fica atrás do longo período entre 1931 e 1946, quando ABC e Santa Cruz de Natal conquistaram os títulos. Outro longo período sem levantar a taça aconteceu entre 1957 e 1967. Mas tem o detalhe do América ter sido licenciado em 1960, voltando somente em 1966.

Resumo dos maiores jejuns

14 anos – entre 1931 e 1946
09 anos – entre 1957 e 1967
08 anos – entre 2003 e 2011
06 anos – entre 1919 e 1926
05 anos – entre 1996 e 2002
04 anos – entre 1969 e 1974
04 anos – entre 1982 e 1987

7 comentários:

  1. Voce está redondamente enganado!
    O último Título do América no estado foi a Copa RN de 2006 em cima do abC!
    Tudo bem que essa Copinha só foi inventada prá ajudar o abC a não ficar fora de série,coisa que nunca aconteceu com o América!Mas no começo ela tinha valor e era considerada "Título"!
    Quer dizer que agora,que o abC tá bem pelo menos aparentemente,ela não tem mais valor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESDE QUANDO TAÇA E TORNEIO INICIO TEM VALOR, A NÃO SER EM FASE DE DESESPERO???? ESTAMOS NO LIVRO DE RECORD, COMO CAMPEÕES ESTADUAIS, SE CONTASSEMOS TAÇAS,TORNEIOS INICIOS, ETC......., PERDIA A GRAÇA

      Excluir
  2. O título da matéria está equivocado.

    Quando diz que o jejum "vem desde os anos 20" a idéia que transmite é que o período é ininterrupto, e não o é.

    Então, o correto seria dizer que o América pode repetir um prazo igual de jejum e não que vem desde os anos 20.

    Não esqueça, como o amigo informou aí, que o América venceu a copa RN de 2006, né?

    ResponderExcluir
  3. Caro Trindade, gostaria de saber os públicos do jogo ABC 0x0 Asa na série C de 2003 e do jogo ABC 3x3 Palmeiras na Copa do Brasil de 2000. Sempre tive a curiosidade de saber o público desses dois jogos. mas nunca soube.

    Agradeço desde já!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois é,Trindade,vc cometeu uma tremenda 'barrigada'.
    O último título do América foi a Copa RN de 2006.Aliás,O América foi o primeiro campeão do estádio Maria Lamas,pois no primeiro jogo da decisão enfiamos 3 a 1 no Abc lá dentro num jogo onde até a nossa torcida foi maioria!
    Algumas considerações sobre essa decisão:
    -Coube a Váiner,lateral esquerdo do Mecão,marcar o primeiro gol em clássicos-rei no Maria Lamas.
    -O América venceu o primeiro clássico realizado no estádio do seu principal rival.
    -Nessa temporada(2006)o Abc estava fora de série pelo segundo ano,e o América disputava a segundona do brasileirão,inclusive construindo o recorde do estado em número de pontos(61)e vitórias(19)nessa competição nacional.
    -Para dar um cala-boca a torcida do Abc,o então presidente Judas Tadeu quis fazer de tudo para conquistar a Copa RN e não passar em branco na temporada.E para isso não mediu esforços!Manteve o time que havia disputado o campeonato estadual e trouxe o falecido técnco Maurício Simões pagando 20.000 reais por cada jogo da decisão com a finalidade de conquistar a Copinha.Mas não deu:Perdeu de tres á um no seu próprio estádio e empatou em um a um no estádio Machadão,com gols de Fábio Silva(Abc) e Váiner(América).
    Portanto,esse foi o último TÍTULO conquistado pelo América no estado,falou?
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E OS "TORNEIOS INICIOS", NÃO CONTAM TAMBEM? PARA QUEM NÃO É CAMPEÃO ESTADUAL, TUDO SERVE PARA DIZER QUE É CAMPEÃO. TINHA AMERICANO GRITANDO "O CAMPEÃO VOLTOU", DEPOIS DA GOLEADA EM CIMA DO CAICÓ. O AMERICA QUER IGUALAR AO ABC, SENDO DECA, NEM QUE SEJA 10 ANOS SEM SER CAMPEÃO.CONTRA O BARAUNAS FOI DADO O PRIMEIRO PASSO PARA O ANO 9

      Excluir
  5. O assunto do jejum é relacionado aos campeonatos e não as copas do RN ou taças cidade do Natal.

    ResponderExcluir