segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ABC x Botafogo do Rio de Janeiro; confrontos oficiais


Na história das competições nacionais, o ABC enfrentou o Botafogo Carioca apenas duas vezes. A primeira em 1972, venceu de 2 a 1, mas por ter utilizado jogadores irregulares, o Alvinegro Natalense foi punido com suspensão de três anos das competições organizadas pela CBD. O outro confronto foi em 1979, no Rio de Janeiro e deu vitória do time da estrela solitária por 1 a 0. Saiba mais detalhes desses confrontos:

1972 – ABC 2x1 Botafogo – gols de Alberi e Petinha para o ABC; Jairzinho para o Botafogo. Jogo da Série A.

1979 – Botafogo 1x0 ABC – gol de Perivaldo. Jogo da Série A.

3 comentários:

  1. Olha,Marcos.O que eu achei mais incrível na época da punição do abc em 1972 é que a imprensa ficou calada!
    Todo mundo sabia da armação e dos riscos de escalar os três atletas irregularmente desde a diretoria até acrônica esportiva mas o então treinador de preto,Célio de Souza não aceitava colecionar no currículo o fato de terminar a competição na lanterna.
    Claro,prá ele que ia embora de todo jeito,tanto fazia se a coisa viesse á tona ou não.
    E aceitaram fazer a maracutaia se confiando em "promessas" de pessoas influentes na nossa federação junto á cupúla da então CBD.Terminaram quebrando a cara,protagonizando assim a maior vergonha do futebol do RN em todos os tempos,uma mancha negra que jamais será apagada da história do abc.
    E olhe que foi uma campanha lastimável do abc no brasileirão de 1972:Quatro vitórias,seis empates e DOZE derrotas.
    Saiu barato por que o então goverador,era torcedor alvinegro e conseguiu junto a CBD a diminuição da pena para um ano,e deram aquela bola de prata a Alberí como um consolo e um cala boca,pois se ele fosse realmente o meia direita do Brasil teria pelo menos sido convocado para a seleção,coisa que não aconteceu.
    Aí,como tinham compromissos financeiro a honrar e não queriam ficar por aqui vendo o rival América representar dignamente o estado no brasileirão,inventaram aquela "excursão" imbecil e que não valia nada,para desviar um pouco o foco e a ira da torcida escolhendo um lugar bem longe e com futebol sofrível na época pois se ficassem na América onde o futebol era superior,só iriam levar chibata e a coisa ficaria mais feia ainda.
    A sorte do abc é que parte da imprensa tratou ao logo do tempo (e até hoje!),maquiar a maior vergonha do futebol potiguar em todos os tempos escondendo a verdadeira história e elevando aquela excursão ridícula ao patamar de um "grande feito"!
    Mas quem viveu aquela época sabe o que aconteceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Inveja maltrata muita gente,principalmente as Pakitas

      Excluir
  2. Em 72 o ABC derrotou o vice campeão Botafogo e empatou com o campeão Palmeiras.

    ResponderExcluir