sábado, 15 de agosto de 2015

Alecrim centenário; relato do pesquisador Marcos Trindade


Assim como ABC e América, o Alecrim também chega aos 100 anos de história no futebol. No início, poucas notícias nos jornais. Era tido como um time de subúrbio. Só aparece nas disputas dos campeonatos nos anos 1920.

Passa as três décadas seguintes como um participante ativo nas competições futebolísticas.

Inicia a década de 1960 como time grande e em condições de brigar por títulos.

Nessa década conquista três campeonatos. Os de 1963, 1964 e o de 1968 de forma invicta. Torna-se o time mais popular de Natal.

Continua com muita simpatia na década de 1970. Levanta dois títulos da Taça Cidade do Natal numa época que essa competição era disputada de forma separada do Estadual.

As conquistas foram em 1977 e 1979. No ano de 1979, teve a presença de Alberi, um dos maiores jogadores da história do futebol potiguar.

Nos anos 1980, formou grandes times e conquista mais uma vez a Taça Cidade do Natal, a de 1982 numa final contra o ABC, vencida de 2 a 1, com gols de Odilon e Edmo, esse aos 41 minutos do segundo tempo.

Faz grande campanha no Estadual de 1982, decide os três turnos contra o América, perdeu todos e acaba vice-campeão.

Três anos depois, quebra o tabu de 17 anos sem o título estadual, ficando campeão em cima do América com vitória de 2 a 0. Gols de Freitas e Odilon.

No ano seguinte, veio o bicampeonato, agora em cima do ABC. Empate de 0 a 0. O Verdão havia conquistado dois turnos e tinha a vantagem do empate.

Nessas duas conquistas, grandes nomes do futebol potiguar foram elevados. Odilon, Freitas, Curió, Baíca, Saraiva, César (goleiro)...

Didi Duarte e Edmo, para mim, baseado nas minhas pesquisas, os dois jogadores mais inteligentes que o futebol do Rio Grande do Norte já teve.

É tanto que os dois são comentaristas esportivos, sendo que é Edmo é jornalista, ambos considerados muito bons em seus comentários.

Em seguida vem os anos 1990, o Verdão forma um grande time em 1995, mas, fica nisso mesmo. Entre os nomes de destaques estão Zé Ivaldo e André Marron.

Onze anos mais tarde, o Alecrim volta a ser destaque, agora como autor do primeiro gol de um estádio particular. O do Frasqueirão, de propriedade do ABC.

Da Cunha, marcou o feito num jogo amistoso em janeiro de 2006, ABC 1x1 Alecrim.

O último grande momento do Verdão é em 2009, quando um grupo de desportistas apoia o projeto do clube na Série D, levando o time treinado por Francisco Diá ao acesso para a Série C.

E finalmente este ano, 2015, chega na última rodada do 1º Turno do Estadual em condições de levantar o título. Mas, perde para o América essa oportunidade.

O Alecrim é 100 e merece nossos parabéns!

MT, pesquisador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário