quinta-feira, 28 de abril de 2016

ABC x América; as últimas decisões pelo o Estadual


Nos últimos 20 anos, ABC e América fizeram seis finais de campeonato estadual. Decisão entre ambos frente a frente como vão decidir o campeonato deste ano.

Cada um venceu três decisões.

O ABC em 1999, 2005 e 2007.

O América em 1996, 2012 e 2015.

O pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade, preparou um resumo dessas seis decisões e brinda os leitores com um resumo de cada ano. Vale a pena conferir: Segue:

1996 – América campeão

No ano do primeiro acesso à Primeira Divisão do Futebol Brasileiro, o América perdeu o primeiro turno para o ABC, mas venceu o segundo e decidiu o Estadual em dois jogos vencendo ambos. Confira os resultados:

28 de julho – América 1x0 ABC
31 de julho – ABC 0x1 América

1999 – ABC campeão

A derradeira decisão do século XX teve três jogos. O ABC venceu o Primeiro Turno e o rival o Segundo. Essa Decisão ficou marcada pelo gol contra do zagueiro Marcelo Fernandes. Mate a saudade daquela Decisão de gala entre os dois maiores rivais do Futebol Potiguar conferido os resultados:

27 de junho – ABC 0x0 América
01 de julho – ABC 0x1 América
04 de julho – ABC 1x0 América

2005 – ABC campeão

Sem conquistar o título desde o século passado, o Mais Querido formou um time competitivo. Com Sérgio Alves e Barata Potiguar, o Alvinegro perdeu apenas um jogo em todo o Campeonato. 0 a 1 para o Santa Cruz, em Santa Cruz do Inharé, nas semifinais. Na final em dois jogos contra o América venceu o Alvinegro venceu os dois jogos. Veja os resultados:

22 de maio - América 0x3 ABC
29 de maio – ABC 2x1 América

2007 – ABC campeão

Nesse ano, o Campeonato foi disputado em quatro fases tendo clássico decidido a competição. Com melhor campanha e na Série A do Campeonato Brasileiro, o América não resistiu ao ABC de Wallyson. Os dois jogos foram realizados no estádio Frasqueirão. Seguem os resultados:

22 de abril – ABC 1x1 América
29 de abril – América 2x5 ABC

2012 – América campeão

Depois de quatro campeonatos, ABC e América voltaram a decidir a competição. O ABC venceu o primeiro turno e o América o segundo. Na decisão de dois jogos, o América levou a melhor conquistando título no Frasqueirão. Veja os resultados da final:

29 de abril – América 2x1 ABC
06 de maio – ABC 0x2 América

2015 – América campeão

No ano do centenário de ABC e América, os dois decidiram um dos campeonatos mais equilibrados da história do futebol potiguar. O América venceu o primeiro turno e o ABC o segundo. Na soma geral de pontos, os dois terminaram com 40 pontos. O América fez a melhor campanha no saldo de gols. Mais uma vez, o Alvirrubro comemorou o título no estádio do Rival. Relembre os resultados da final:

29 de abril – América 1x1 ABC
02 de maio – ABC 0x1 América

Nenhum comentário:

Postar um comentário