sábado, 18 de agosto de 2018

COMUNICAÇÃO; A COMPETÊNCIA NÚMERO UM


A Revista Você S/A deste mês (agosto de 2018), traz uma matéria sobre um levantamento sobre as cinco competências mais desejadas nos dias de hoje.

A revista analisou quase 300 páginas (precisamente 288) de estudos e relatórios, do Brasil e de outros países, feito por órgãos.

Esses órgãos ouviram mais de 14 mil pessoas entre empregados e líderes de cerca de mil empresas em 130 países.

Com base nessa gama de informações, a Revista Você S/A, destacou as cinco competências mais exigidas no mundo dos negócios. São elas:

COMUNICAÇÃO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
ATENÇÃO AOS DETALHES
PENSAMENTO DIGITAL
PODER DE ADAPTAÇÃO

Analisando essa matéria, posso afirmar que tudo gira em torno do conhecimento da boa comunicação. No entanto, passo a expor meu pensamento para cada competência. Segue:

COMUNICAÇÃO: não é apenas escrever bem, é importante falar claramente e corretamente.

Gente com nível superior não pode associar tudo a “coisa”. No momento tenho muita “coisa” pra resolver. Você tem serviço, você tem tarefas... É mais elegante que COISAS!

Também não pode usar para “mim” fazer, para “mim” levar, a gente “vamos” resolver isso, entre tantos atropelos.

Muitos, por não usar a comunicação corretamente, centralizam todos os serviços de um setor. Claro, isso na nossa visão.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: para a resolução de um problema, você precisa detectar esse problema. Essa competência não deixa de ter ligação direta com a comunicação.

ATENÇÃO AOS DETALHES: ser curioso, ter visão ampla de tudo...

PENSAMENTO DIGITAL: ter pelo menos certa habilidade do mundo digital. Chefes, líderes e demais prestadores de serviços, precisam saber tirar um print de uma imagem e enviar a outra pessoa por e-mail, por exemplo.

Muitos tem dificuldades de manusear as ferramentas digitais básicas. Também é importante ter conhecimento de um segundo idioma. No nosso entendimento, essa deviria ser a competência de número 2.

PODER DE ADAPTAÇÃO: além das mudanças tecnológicas que enfrentamos constantemente – o que você faz hoje, talvez daqui a cinco anos nem exista mais – É necessário se adaptar geograficamente também.

Hoje, se trabalha de qualquer lugar para qualquer lugar, você não é obrigado a fixar um local de trabalho. A tecnologia permite a você trabalhar de onde estiver.

P.S: Claro que você não precisa dominar essas cinco competências para ser um bom empregado. Se você se destaca na área de COMUNICAÇÃO, você é destinado a fazer a comunicação da empresa. Se você é bom na RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, você será designado a tal função na empresa. E assim vai...



Trindade comentou sobre as competências

Nenhum comentário:

Postar um comentário