Em matéria divulgada pelo jornal O Globo, a Copa do Brasil de 2013 sofrerá mudança. Veja:
CBF vai anunciar mudanças na Copa do Brasil a partir de 2013
Valorizar a Copa do Brasil é uma das metas da CBF, que nesta quinta-feira vai anunciar quatro mudanças na competição a partir da temporada 2013. O torneio crescerá dos 64 clubes atuais para até 80, será disputado de março a novembro, voltará a contar com os times classificados para a Copa Libertadores e ainda dará quatro vagas para a Copa Sul-Americana.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vai atender à demanda de contar não só com os clubes da Copa Libertadores, mas também com o último campeão da própria Copa do Brasil.
Estes seis clubes que tiverem disputado a Libertadores-2013 só entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil-2013, juntando-se aos dez times que terão se classificado desde a primeira fase do torneio nacional. Assim, o Brasileiro-2012 não mais classificará para a Sul-Americana-2013.
Competição terá 07 fases
Pelo que pude apurar, a Copa do Brasil de 2013 terá 08 fases e contará com até 86 clubes, sendo 80 na 1ª Fase. Veja mais:
Primeira Fase – 80 clubes
Segunda Fase – 40 clubes
Terceira Fase – 20 clubes
Quarta Fase – 16 clubes *
Quinta Fase – 08 clubes
Sexta Fase – 04 clubes
Sétima Fase – 02 clubes
OBS: Na quinta fase inclui-se os clubes da Libertadores e o campeão atual da Copa do Brasil.
Nota: Dessa forma, possivelmente o Rio Grande do Norte terá 03 clubes. Os dois do Estadual e mais ABC ou América pelo Ranking, quando os classificados pelo Estadual não forem ABC e América juntos. Se o campeão for um clube participante desde a 1ª Fase jogará 14 partidas, se for um dos seis que entrarão na 5ª Fase fará 08 jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário