quarta-feira, 13 de junho de 2018

Marcos Trindade, as Copas do Mundo e as Publicações


O mundo esportivo já respira o ar de mais uma Copa do Mundo.

Faltam poucas horas para termos o início da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade, faz uma retrospectiva de como acompanhou as Copas desde 1986. Ele mesmo conta:

1986 – Copa do México, morava na Zona Rural de Angicos, tenho lembrança das primeiras imagens dos jogos, admirava o verde do campo. Vi poucas imagens e fiquei sabendo da eliminação do Brasil diante da França pelo rádio, num sábado à tarde. Na verdade a Copa de 1986, ficou marcada na memória de MT mais pelas figurinhas dos chicletes Ping Pong. Ver imagem abaixo:


1990 – morava em Angicos, assisti aos jogos do Brasil pelo SBT e a Final na TV Globo, estava na casa de um amigo. Também ouvi rádio e li jornais de Natal, especialmente o Diário de Natal. Não achava interessante as figurinhas da Panini. No final do ano é que fui ter um álbum, ficou faltando várias figurinhas... Tá adquiri a Revista Placar.


1994 – assisti a praticamente todos os jogos. Ouvia muito rádio e li muitas publicações. Especialmente a Revista Placar.


1998 – já estava morando em Natal, assisti quase todos os jogos pela Band, mas a final na Globo. Só lia jornais e a Revista Placar. E claro, ouvia rádio.


2002 – estava trabalhando na Rádio Poti, onde transmitia os jogos em cadeia com rádios do Rio de Janeiro e assistia pela TV. Comprei muitas publicações impressas. Mas, a era digital já dominava. 

2006 – continuava na Rádio Poti, trabalhei nas transmissões em cadeia e assistia pela TV. Lia muito Internet e as publicações impressas.

2010 – estava postando alguns dados aqui neste espaço. Assisti pela TV vários jogos, ouvi também e li diversos veículos de comunicação.

2014 – a Copa em Natal, preferi não ir assisti jogos no estádio Arena das Dunas, vi tudo pela TV e Internet.

Oito Copas, mas, as melhores lembranças são das publicações impressas que se eternizam na memória do torcedor.

Que venha a Copa de 2018, para ficar guardada nas nossas memórias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário