quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

América x ABC farão a 21ª decisão de Turno


Os dois mais tradicionais clubes de futebol do Rio Grande do Norte, ABC e América, farão nesta quarta-feira a 21ª decisão de turno da história dos campeonatos estaduais.

Segundo o pesquisador do futebol potiguar, Marcos Trindade, a primeira decisão entre eles aconteceu em 1948, final do primeiro turno daquele ano. O América venceu de 2 a 0, gols de Pernambuco e Tico.

Ainda em 1948, se enfrentaram na final do segundo turno, e mais uma vez, o América saiu vencedor. Goleou o rival por 4 a 0 e conquistou o título do campeonato de forma direta. Os gols da goleada foram de Pedro Humberto (2), Tico e Pernambuco. Ver imagem do antigo jornal A Ordem. 

A Ordem do dia 20 de dezembro de 1948

Daí em diante, ABC e América decidiram outros 18 turnos. A última decisão de turno entre ambos aconteceu em 2012, primeiro jogo em Goianinha, vitória do ABC de 1 a 0, gol do zagueiro estreante Alisson Ferreira. No jogo de volta, no estádio Frasqueirão, outra vitória do Alvinegro de 1 a 0, gol de Washington.

No resumo de conquistas, o ABC venceu 12 turnos e o América 08. Em 1986, houve uma decisão que foi anulada em virtude de um protesto do Alecrim contra o Potiguar de Mossoró. Como o Alecrim ganhou os pontos do jogo contra o Potiguar, o Verdão passou a ter o direito de decidir, o Tribunal acabou anulando a decisão que já havia acontecido entre ABC e América. Alecrim e ABC fizeram nova final, sendo vencida pelo Alecrim. Levando em consideração as decisões válidas, o ABC tem 11 conquistas e o América 08.

No resumo de jogos, foram disputados 36, cada um venceu 14 jogos e houve 08 empates. O América marcou 49 gols e o ABC 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário