quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comentários Históricos de Marcos Trindade


Clubes e campeões do interior

Efetivamente participando desde 1974, quando o campeonato foi denominado de Estadual, vários clubes de várias cidades fizeram e fazem parte do Estadual do RN.

De Mossoró vieram Potiguar, Baraúnas e o Mossoró.

Da vizinha Parnamirim atuaram Potiguar, Parnamirim e São Paulo. Da bela Caicó, Coríntians e Caicó. De Currais Novos vieram o Potyguar e o Currais Novos.

Do Oeste, precisamente de Pau dos Ferros, Pauferrense e o Centenário. CAP e Independente representaram a rica cidade de Jardim de Piranhas.

Da grande Natal surgiu o São Gonçalo de São Gonçalo do Amarante do desportista Poti Júnior.

Do Vale dos poetas, cidade de Açu, veio ASSU. Ipanguaçu também teve seu representante, a Desportiva do Vale de José de Deus Barbosa Filho.

De Santa Cruz do Inharé, veio e continua o Santa Cruz do Deputado Estadual Tomba.

Da região salineira, vieram o Macau e o Areia Branca das cidades dos mesmos nomes. Da terra do petróleo veio o Guamaré da cidade do mesmo nome.

De Goianinha, veio e continua o famoso Palmeira. E agora em 2014, Ceará-Mirim chega com o Globo Futebol Clube.

Ceará-Mirim passa a ser a 15ª cidade com um clube no Estadual da 1ª Divisão do Rio Grande do Norte.

Os títulos

Nos últimos doze anos, os clubes do interior do Rio Grande do Norte conquistaram vários títulos no Futebol Potiguar. Confira:

2001 – Coríntians de Caicó campeão estadual

Primeiro campeão do interior. Treinado por Pedrinho Albuquerque, o Galo do Seridó fez bonito derrotando várias vezes a dupla ABC e América. Na Decisão, venceu ao América duas vezes por 1 a 0.

2004 – Potiguar de Mossoró campeão estadual

Depois de 30 anos de espera, Mossoró levantou o título com o Potiguar treinado por Miluir Macedo. Na Decisão meteu 4 a 0 no América em Mossoró, mas perdeu de 0 a 1 em Natal. Mas, levou a taça.

2004 – Baraúnas campeão da Copa RN

O Leão do Oeste ficou campeão da então criada Copa RN, realizada no segundo semestre. A Decisão foi contra o Potigura, também de Mossoró. Valeu vaga para a Copa do Brasil de 2005.

2006 – Baraúnas campeão estadual

Depois de 30 anos da primeira participação, o Baraúnas levanta a taça de campeão em duas decisões contra o Potiguar. A primeira decisão foi anulada por causa do caso Silvio Madonna do ASSU.

2007 – Baraúnas campeão da Copa RN

Título conquistado em cima do América, participante da Série A do Brasileirão. O Baraúnas derrotou ao América no antigo estádio Machadão por 3 a 2 garantindo a festa tricolor.

2009 – ASSU campeão estadual

Em mais uma Decisão interiorana, o ASSU conquista o título máximo do Futebol Potiguar. Venceu o Potyguar em Açu por 4 a 1 e perdeu em Caicó por 1 a 2. O jogo de volta não pode ser realizado em Currais Novos, cidade do Potyguar.  

2013 – Potiguar de Mossoró campeão estadual

O atual campeão é do interior, é de Mossoró. O Potiguar este ano venceu ao América na Decisão. Depois de dois empates, o Alvirrubro Mossoroense venceu nos pênaltis, levando a taça mais uma vez para a cidade de Diassis Linhares, o homem mais conhecido no rádio esportivo da terra de Santa Luzia. 

Marcos Trindade, pesquisa o futebol do RN


Um comentário:

  1. Pena que clubes como São Gonçalo, Pauferrense e Guamaré por exemplo, aparecem e depois somem.

    ResponderExcluir