quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

História do Estadual do RN; ABC tricampeão


Dando sequência a história do Estadual de Futebol do RN, destaco a conquista do tricampeonato pelo o ABC no meio da década de 1990. Confira como foram as finais:

1993 – O ABC conquistou o Campeonato depois de empatar de 0x0 com o América na final. O Alvirrubro venceu o primeiro turno e o Mais Querido o segundo e terceiro.

O Alvinegro tinha a melhor campanha e levou vantagem do empate.

1994 – O Estadual desse ano teve 18 jogos entre ABC e América. Cada um venceu um turno, o Alvirrubro o primeiro e o Alvinegro o segundo.

Na final com dois jogos, houve empate de 1x1 no primeiro, gols de Bebeto para o América e Romildo Freire fez o ABC.

Na segunda partida, o ABC venceu por 3x1. Renílson, Oliveira e Barata Potiguar marcaram para o Mais Querido, e Baíca fez o do América. ABC bicampeão.

Time de 1994. Foto: Revista Placar
 
1995 – O tricampeonato do ABC foi um liso. O Mais Querido venceu os dois turnos, mais perdeu o derradeiro jogo para a Desportiva por 0x1, gol de Zé Ivaldo.

O curioso do Campeonato era que se a Desportiva tivesse vencido esse por dois gols ou mais de diferença, o América continuava na briga pelo título.

O regulamento previa um triangular se caso um time tivesse mais pontos que um vencedor de turno. O ABC estava com 61, o América com 52 e a Desportiva com 36.

Aliás, esse regulamento era uma cópia mal feita do Campeonato Carioca de 1990, onde o Botafogo foi campeão sem ganhar nenhum turno.

4 comentários:

  1. O título de 1993 caiu no colo do abC e foi um dos que eu mais sentí.
    O América vinha de um bi-campeonato e a própria torcida de preto já dava como certo o tri,em virtude do bom momento que vivia o alvirubro.O Mecão ganhou o primeiro turno chupando laranja.E foi aí que começaram as fogueiras de vaidades sem que ninguém atuasse como apaziguador.
    A foto do banco de reservas do abC estampada num certo jornal após uma derrota para o Coríntians de Caicó,mostrava o semblante abatido de craques como Odilon mas ao mesmo tempo mostrava que o adversário do America seria o próprio América.
    E foi na decisão do segundo turno que a história começou a mudar de lado.
    O América tinha que perder pro abC no tempo normal e na prorrogação para que o título ficasse com o alvinegro.E a zebra aconteceu:Dois a um no tempo normal e aos 15 do segundo tempo de uma prorrogação que estava 0 a 0,Sérgio china pega um rebote da zaga e acerta um chute no cantinho do goleiro Eugênio na trave do placar,já no desespero.E o abC conquista o turno num domingo a tarde.
    O campeonato pegou fogo.Era um clássico atrás do outro.
    Bebeto,primo de Souza,fez um gol antológico no goleiro André Dias do abC,desses que o cara tem que sair e pagar ingresso de novo,encobrindo o goleiro alvinegro com um toque mágico e sutil dentro da grande área na trave do placar.
    Ele e Claúdio José disputaram gol a gol a artilharia que foi vencida pelo alvinegro.Salvo engano (veja bem,salvo engano) o terceiro artilheiro dessa temporada foi o então desconhecido Robgol,que jogava no Potyguar-CN e formava o ataque com o baixinho e lépido ponteiro Júnior Né.
    E foi num clássico vencido por 1 a 0 pelo alvinegro,que um gol olímpico do gênio Odilon deu a vantagem ao abC para o jogo final que terminou 0 a 0 numa quarta feira á noite.
    O que me deixou mais triste,foi que o time do abC era todo "importado" e só tinha daquí Odilon e Joãozinho de São José de Mipibú.Enquanto o América era quase todo daquí,com Mendonça ex-Botafogo-RJ,Lico e Mingo vindos de fora.
    Coisas do futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bráulio , lembro perfeitamente deste ano de 1993(ano que me formei na UFRN) e agora tenho a certeza que o Mendonça que jogava no América era mesmo o que atuou muitos anos no Botafogo (e Souza era seu reserva neste time). Mas pensava que O Mecão havia sido campeão neste ano. Então confirma a reportagem que saiu no SPORT TV com o Mendonça e informava que ele nunca foi campeão nos times que atuou (Botafogo , Portuguesa , Palmeiras, América , Bangu). Parabéns pela lembrança; ,

      Marcos Ramalho

      Excluir
    2. Amigos,

      Se Mendonça jogou no América em 1993, ele não foi campeão mesmo, não. Pois, o campeão do RN em 1993 foi o ABC. Agora, se ele jogou em 1992, teria sido.

      Abraço a todos, MT.

      Excluir
  2. Bela história amigo, não gosto muito de ler
    mais quando se trata de futebol e comigo,
    Ainda mais quando vem de ABCFC.

    ResponderExcluir