terça-feira, 20 de janeiro de 2015

História do Estadual do RN; o ABC é tetracampeão


Em outro capítulo da história do Estadual de Futebol do Rio Grande do Norte, apresento a conquista do tetracampeonato do ABC no final da década de 1990. Uma conquista inédita para o Alvinegro no antigo estádio Machadão. Saiba mais:

1997 – Nesse ano, o ABC formou um grande time, trouxe Jorge Pinheiro e Januário que se juntaram a Claudinho e aos da prata da casa.

O ABC treinado por Baltazar Germano deu um liso no Campeonato, vencendo os dois turnos.

1998 – Mesmo fazendo boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro de 1997, ficando a frente de times tradicionais como o Corinthians de São Paulo, o América não conseguia parar o Alvinegro.

O ABC do técnico Artur Neto e do meia-atacante Sérgio Alves venceu os dois turnos e o consequentemente certame.

1999 – O ABC continuava absoluto.

Venceu o primeiro turno e decidiu com o América vencedor do segundo.

A final teve quatro partidas, um recorde.

Na primeira, vitória do América de 3x2, gols de Clayton, Moura e Ricardo Mendes para o América. Rau e Sérgio Alves fizeram para o ABC.

Na segunda, houve empate de 0x0.

Na terceira, vitória do Alvirrubro por 1x0, gol de Richárdson.

Na quarta partida, o ABC venceu de 1x0, gol contra de Marcelo Fernandes. ABC tricampeão.

2000 – O tetracampeonato do Alvinegro veio sob o comando do técnico Didi Duarte.

Com os gols do artilheiro Leonardo ex-Fluminense, o ABC venceu os dois turnos.

O ABC ficou tetracampeão no estádio Machadão.

Matéria do Diário de Natal de 2008

3 comentários:

  1. Em 1998 o abC abriu caminho para a conquista do título estadual conseguindo um empate em 3 a 3 (gol de Nixon) no final de um clássico num domingo á tarde e assim praticamente eliminou o América.Foi campeão vencendo o Baraúnas por 1 a 0 gol de sèrgio Alves,mas poucos dias depois viu o América conquistar o maior título do futebol do RN em todos os tempos,a Copa do Nordeste.
    Em 1999,o América perdeu o primeiro turno numa decisão contra o abC onde podia perder por um gol de diferença mas deu vacilo e perdeu por 2 a 0.O América correu atrás do prejuízo e na marra conquistou o segundo turno,reverteu a vantagem de melhor campanha do alvinegro e chegou á final jogando pelo empate mas,mais uma vez a sorte sorriu pro abC que foi campeão com um gol contra de Marcelo Fernandes.Coisas do futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse campeonato de 1999 foi incrível.Tanto América quanto Abc tinham dois grandes times.Na decisão do segundo turno aconteceu um fato lamentável.O América venceu o Abc por 3 a 2 e nessa partida,o excelente goleiro Uruguaio Léo,do Mecão defendeu uma penalidade máxima cobrada pelo volante do alvinegro,Humberto.Despeitado por ter desperdiçado o lance que poderia dar o título direto ao Abc,Humberto na sequencia da cobraça da penalidade pisou covardemente a mão do goleiro rubro causando fratura e alijando o rapaz do campeonato.Coisa de moleque e o mais incrível é que anos depois Humberto inclusive foi pro América.
      E na decisão,num domingo a tarde,com o América mais uma vez jogando pelo empate,num crusamento despretencioso de Joãozinho de S.José de Mipibú com a bola quase saindo pela linha de fundo,o excelente zagueiro Marcelo Fernandes deu uma pixotada na bola que veio meia altura e encobriu o goleiro rubro na trave da BR.Realmente um título que o Abc teve nas mãos desde a conquista do primeiro turno com méritos,mas que terminou ganhando num bambo.Como diria o super Hélio,somente os deuses do futebol para explicar uma infelicidade dessas...
      Se o América foi o primeiro Tetra campeão do "Castelão",o Abc foi o Tetra campeão do "Machadão".
      A diferença é que o tetra do América foi INVICTO em 1982.

      Excluir
  2. Isso sem falar que na época,em 1999 o América tinha como centroavante um MENINO,um garoto chamado Georges que era juniores do flamengo emprestado.Pequeno,franzino literalmente acabava com a zaga do abC e até gol de peito voando no peixinho ele fez!Mas na primeira partida da final e que foi vençida pelo Mecão pro 1 a 0 um animal,safado por nome marcão,despeitado porque não conseguia parar o garoto Georges,deu-lhe uma entrada criminosa e tirou o garoto da partida final.

    ResponderExcluir