sábado, 9 de maio de 2009

A HISTÓRIA DO AMÉRICA NA SÉRIE B


Começa hoje a Série B para o América de Natal. Será a 19ª participação do Alvirrubro Potiguar na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Dessas 18 participações, clube potiguar conseguiu dois acessos. Um 1996 e o outro dez anos depois.

Conheça a trajetória do América nessa competição desde 1972. Um material nunca divulgado em qualquer veículo de comunicação do mundo. Veja:

1972

Na primeira participação, o América ficou no grupo B com Campinense, Ríver do Piauí, Ferroviário do Maranhão, Maguary do Ceará e Calouros do Ar. Na Primeira Fase, o Alvirrubro Potiguar terminou em segundo lugar e se classificou para a Fase Seguinte. Caiu no grupo F ao lado de Campinense, CSA e América de Recife. Aqui foi eliminado ficando na segunda colocação. No geral foi 4º colocado com 21 pontos ganhos.

1982

Nesse ano participou das duas divisões. Foi eliminado da Primeira Divisão na repescagem. O regulamento permitia a participação dos eliminados. A Segunda Divisão era no sistema mata-mata. Foi eliminado pelo Tiradentes do Piauí. Na Série B, ficou em 16º lugar com zero ponto.

1984

Foi eliminado na Primeira Fase. No mata-mata caiu para o Ceará. Ficou na 18ª colocação no geral com dois pontos.

1985

Mais uma vez foi desclassificado no primeiro mata-mata. Agora, para o Treze de Campina Grande. Terminou a competição em 17º lugar com apenas um ponto ganho.

1986

Voltando ao sistema de grupos, o América ficou no grupo A. Participaram Treze, Maranhão, Rio Negro de Manaus, Moto Clube, Guarani de Sobral, Ferroviário de Fortaleza, Sport de Belém do Pará e Ríver do Piauí. O vencedor de cada grupo subia para a Primeira Divisão. Nesse grupo, o América ficou em 5º lugar. No geral terminou na 12ª posição com nove pontos.

1989

Ficou no grupo E com ABC, Treze, Nacional de Patos, Botafogo de João Pessoa e Baraúnas. Terminou a Primeira Fase em 3º lugar, sendo eliminado. No comput geral ficou em 41º lugar com 11 pontos ganhos.

1991

Mais uma vez foi eliminado na Primeira Fase. Participou pelo grupo B, com Ceará, ABC, Fortaleza, Auto esporte do Piauí, Ferroviário do Ceará, Parnahyba e Moto Clube. Nesse grupo ficou em 4º lugar. No geral foi o 25º colocado com 16 pontos.

1994

Na Primeira Fase foi maioral. Foi primeiro colocado do grupo A, que tinha Tuna Luso, Moto Clube, Ceará, Central de Caruaru e Fortaleza como adversários. Na Segunda Fase, integrou o grupo E ao lado de Desportiva Capixaba, Moto Clube e Santa Cruz de Recife. Ficou em segundo lugar, sendo eliminado. Na classificação final ficou na 5ª colocação 20 pontos.

1995

Integrou o grupo A na Primeira Fase que contava com Ceará, Tuna Luso, Remo, Moto Clube e Náutico. Ficou em quarto lugar, mas se classificou. Na Segunda Fase, integrando o grupo E com Sergipe, Ceará e Desportiva Capixaba. Foi o último desse grupo, sendo eliminado. Terminou a competição em 16º lugar com 15 pontos.

1996

Com uma base formada por jogadores pratas da casa, o América chegou a Primeira Divisão do Futebol Brasileiro. Na Primeira Fase, integrou o grupo B, com Santa Cruz de recife, Náutico, CRB e Central. Ficou em segundo lugar nesse grupo. A Segunda Fase, foi um mata-mata, passou pelo Atlético de Goiás. Na Terceira Fase, outro mata-mata, passou pelo Moto Clube. No Quadrangular Final enfrentou União São João, Náutico e Londrina. Foi segundo colocado, garantindo o acesso para a Série A. No geral conquistou 30 pontos. Um a menos que o União São João, que ficou como campeão.

1999

O Campeonato foi disputado por 22 clubes. Todos jogaram contra todos em jogos apenas de ida. Os principais adversários foram São Caetano, Bahia, Goiás e América Mineiro. O América ficou em 22º lugar, sendo rebaixado com 22 pontos.

2000

Salvo pelo gongo, o Alvirrubro Potiguar participou da Copa João Havelange. Ficou no grupo A. Fortaleza, Náutico, Paysandu e São Raimundo foram os principais adversários. Na Primeira Fase ficou na 12ª posição. No geral foi o 21º colocado com 21 pontos ganhos.

2001

A Série B desse ano contou com dois grupos de 14 clubes cada um. Na Primeira Fase o América ficou na 7ª posição. Os adversários considerados mais fortes eram Paysandu, Ceará e Náutico. Na classificação geral ficou na 12ª posição com 38 pontos.

2002

Foi eliminado na Primeira Fase. Criciúma, Fortaleza, Paulista de Jundiaí, Sport e Santa Cruz. Terminou a competição em 10º lugar com 36 pontos.

2003

Nesse ano, escapou do rebaixamento nas últimas rodadas. Os principais adversários foram Portuguesa, Palmeiras, Sport e Botafogo. Ficou na 15ª posição no geral com 28 pontos.

2004

Nessa temporada foi arrasadora. Perdeu o Estadual para o Potiguar de Mossoró e foi rebaixado para a Série C na última rodada perdendo para o CRB em Maceió por 3 a 0. Terminou na 19ª posição no geral com 26 pontos.

2006

Depois do acesso da Série C para a Série B no ano anterior, o América conquistar o direito de jogar outra vez a Série A do Brasileirão. Atlético Mineiro, Sport, Náutico, Paulista de Jundiaí e Coritiba foram os principais adversários. No sistema de pontos corridos, o América terminou em 4º lugar com 61 pontos, garantindo o acesso para a Primeira Divisão do Futebol Brasileiro.

2008

Lutou contra o rebaixamento até a última rodada. Na partida derradeira do ano passado, o América venceu ao Corinthias de São Paulo por 2 a 0, se mantendo na Série B. Foi o 15º colocado na classificação geral com 46 pontos ganhos.

Um comentário: