terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CBF contou só os pontos dos Campeões e Vices


De acordo com o Ranking da CBF divulgado hoje pela mesma, percebe-se que foram contados apenas os pontos dos campeões e vices unificados. Ou seja, o 3º terceiro colocado do Campeonato Brasileiro (Taça Brasil) de 1964 não recebe ponto algum como o 3º colocado do Campeonato Brasileiro de 1990 que recebe 58.

O 3º colocado de 1964 foi o Ceará.
O 3º colocado de 1990 foi o Grêmio.

Desse jeito, entendo que ela unificou apenas os campeões e os vices, não a competição Taça Brasil em si.

Na minha opinião, isso não é justo. Mas sei por que agiram assim, é muito difícil resgatar a história do Futebol Brasileiro. Uma revista de esportes aqui do Brasil ainda não engoliu esse negócio de unificar os títulos. Tudo por conta do fato dela só ter passado a circular a partir de 1970. Imagino que seja isso. E como ela só dispõe da história da competição a partir de 1971, não aceita.

A CBF deveria publicar todas as súmulas de todos os jogos dessas competições que ela hoje considera como Campeonatos Brasileiros. E aí elaborar um Ranking considerando a participação de todos os clubes.

Dessa forma, considerando os pontos dos campeões e vices, o América de Natal perdeu só uma posição. Saiu da 28ª colocação para a 29ª posição. Foi ultrapassado pelo o Fortaleza, vice-campeão de 1960. Se fosse considerado todas as colocações, o América poderia perder várias posições. Melhor para o Futebol Potiguar.

Já o ABC, conquistou 33, como este Blog informou anteriormente. Saindo da 50ª posição para a 47ª colocação, agora somando 422 pontos.

3 comentários:

  1. Também não acho justo, apesar de achar que a Taça Brasil deveria ter sido reconhecida como uma Copa do Brasil e o Robertão como Campeonato Brasileiro.

    Independente disso, ou você reconhece o campeonato ou não! Contar somente os pontos para o campeão e vice é ridículo.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Ja havia observado esse erro da CBF, melhor dizendo, mais um erro.

    Normal para a CBF!

    Seria o mesmo que pontuar o Brasileirao 2011 com a seguinte pontuaçao:

    01 - Corinthians --------- 60 pontos
    02 - Vasco --------------- 59 pontos
    03 - Fluminense --------- 0 pontos
    04 - Flamengo ----------- 0 pontos
    .
    .
    .
    19 - America/MG -------- 0 pontos
    20 - Avai ----------------- 0 pontos
    21 - Portuguesa --------- 0 pontos
    22 - Nautico -------------- 0 pontos
    .
    .
    .
    39 - Salgueiro ------------ 0 pontos
    40 - Duque de Caixias --- 0 pontos
    41 - Joinville -------------- 0 pontos
    42 - CRB ------------------ 0 pontos

    e por ai vai....

    A posiçao de cada clube era justa por seguir uma regra, que foi quebrada com essa medida da CBF, há pontos perdidos no limbo que varios clubes podem reivindicar.

    O RANKING FICOU NO MINIMO INCOERENTE, INCONSISTENTE!

    ResponderExcluir
  3. A revista a que vc se refere é a PLACAR, da Editora Abril. O ranking, qualquer que seja, sempre traz polêmica. Talvez a publicação paulista tenha razão. A Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa eram competições diferentes. Para vc ter uma idéia, o Bahia, para ser o primeiro campeão, em 1959, fez mais de dez partidas. O Santos, para ser campeão cinco vezes, sempre entrou nas semi-finais.

    ResponderExcluir