domingo, 30 de novembro de 2014

Os Rebaixamentos do América de Natal


De forma oficial, o Rebaixamento no Futebol Brasileiro começou no fim da década de 1980.

Na história das competições nacionais, o América de Natal tem 06 rebaixamentos.

Da Série A em 1998 para a Série B.

Da Série B em 1999 para a Série C, salvo nesse ano pela virada de mesa e criação da Copa João Havelange.

Da Série B em 2004 para a Série C.

2007, da Série A para a Série B.

Em 2010, da Série B para a Série C.

E agora, 2014, da Série B para a Série C.

3 comentários:

  1. Seis rebaixamentos em 16 anos.
    Porém,dois deles oriundos da primeira divisão e só por ter estado lá já é mérito.
    Há quem diga que não vale á pena subir para a primeira divisão,mas isso é um ledo engano.Estar numa primeira divisão abre portas,chama patrocínios e dá visibilidade nacional ao clube.O argumento de que não compensa é desculpa de incompetente.
    Como disse certa vez o presidente do Fortaleza numa fase áurea do clube cearense:
    "- Nós não somos da serie A. Nós estamos na serie A."
    Do contrário,qual a finalidade de se disputar uma segunda divisão?Apenas "permanecer"?
    Apenas viver das migalhas que a CBF oferece?
    O América não caiu em 1999 por que foi favorecido pela queda de braço envolvendo o Gama-DF e a CBF.Como os clubes foram solidários ao representante candango,formaram a Copa João Havelange e deixaram a 'madrasta' chupando o dedo. Daí não caiu ninguém e o Mecão pegou carona.Os Abcdistas que acharam ruim esquecem que alguns anos (1997) atrás disputaram a segunda divisão do brasileiro como "convidados",devido a desistência de outros clubes.
    O América sempre que caiu para a terceirona voltou em seguida.
    Diferente do Abc que caiu em 2001 e ficou seis anos sem disputar a segundona,entre eles dois anos fora de serie,ocioso. Coisa que nunca aconteceu com o América.Só voltou á serie B em 2008 graças á uns duzentos penaltis inventados na campanha do ano anterior.
    Ademais,os torcedores do alvinegro não tem muito o que comemorar não!
    Escaparam do rebaixamento por dois míseros pontos de diferença,numa campanha que foi pífia e se não fossem aqueles dois gols do América MAL anulados (roubados pela arbitragem local) no último clássico,a situação estaria hoje invertida.
    O Abc não ganhou nada esse ano,sequer disputou um turno do campeonato estadual e a única 'proeza' foi aquela vitória contra os reservas do Cruzeiro que não valeu de nada.
    Com uma dívida em torno de Oito milhões só em ações trabalhistas,dificilmente montará uma equipe competitiva para o próximo ano,além de ter renovado contrato com um treinador fraquíssimo e que certamente nem termina o primeiro turno do estadual.
    Enquanto o América é o atual campeão potiguar, foi o terceiro colocado na última edição da copa do nordeste e fez história naquela magnifica vitória contra o Fluminense-RJ em pleno maracanã.Tem garantidas três competições para disputar no ano que vem sem precisar de tapetão nem tomar o lugar de ninguém.
    Rebaixado, mas sem dívidas,começou acertadamente garantindo a permanência de Roberto Fernandes que já conhece o grupo e é um disciplinador. Se a terceirona é deficitária como muitos dizem o América tem dinheiro em caixa e pode sim montar um grupo forte para disputar todos os títulos nas competições que disputar na próxima temporada,além de ver finalmente erguido o seu estádio próprio a Arena América.
    Não há um mal que não traga um bem ainda maior!QUEM VIVER, VERÁ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tudo bem que o Abc não tinha nada a ver com os problemas do América mas esse tal de willian (com letra minúscula mesmo!) è um goleirinho sem futuro,viu? È mais um que vai ficar por aqui mesmo e terminar a carreira num time desses do interior do estado...

      Excluir
  2. Na verdade são cinco rebaixamentos, você não devia nem citar essa questão de 1999, já que não houve descenso, então ninguém caiu, em compensação deve-se citar que também ocorreram quatro acessos, 1996(2º lugar) e 2006(quarto lugar) para a Série A, feito esse que poucos times do Nordeste conseguiram, eu disse poucos times mesmo, sendo que do RN só o MECÃO sabe o que é ter essa sensação e os acessos de 2005(2º lugar) e 2011(4º lugar) para a Série B!

    ResponderExcluir