quinta-feira, 14 de julho de 2016

A bandeira que a ACERN levantou


A bandeira que a ACERN, levantou no II Congresso de Cronistas Esportivos realizado no Rio de Janeiro, juntamente com as demais filiadas da ACEB. O senador Álvaro Dias participou do evento e prometeu nos receber, para ouvir e questionar esse “poderio” da CBF. É uma luta que começa já.

A Diretoria da ACEB foi recebida em audiência nesta segunda-feira no Senado Federal, em Brasília, pelo Senador Álvaro Dias, para tratar de assuntos relativos às dificuldades de entendimento com a CBF, no quesito credenciamento e atuação da imprensa dos jogos do Brasileirão. Representaram a ACEB o presidente Eraldo Leite, o 2º vice Isaías Bessa (presidente da ACEP-PR) e o presidente da ACEESP Erick Castelhero.

A comitiva atualizou o Senador Álvaro Dias acerca das conversações que vem sendo mantidas pela ACEB com a CBF sobre credenciamento de imprensa. Álvaro Dias também entende que o processo deve ser comandado pelas associações de cronistas, com supervisão das federações e da CBF, e não ao contrário, como vem sendo feito.

Também foi levantada a questão de "punições" aplicadas a repórteres de campo, sob a alegação de infração a normas de conduta, sem direito a defesa. Diz o Senador Álvaro Dias em seu site: “A CBF precisa rever seus procedimentos e respeitar a presença dos profissionais de imprensa. A entidade, agindo dessa forma, desconsidera a importância das associações de cronistas esportivos. A lei válida em todo o Brasil, que é de nossa autoria, determina o respeito a esses profissionais..."

A CBF tem autorizado a atuação de pessoas no campo de jogo, em algumas partidas, que sequer são profissionais do ramo, não possuindo registro profissional e muito menos credenciamento de uma associação de cronistas. "No Paraná está acontecendo uma verdadeira farra de atuação de pessoas sem qualificação nenhuma", diz Isaías Bessa, presidente da Associação de Cronistas do Paraná.

Atenciosamente, Walfran Valentim, Presidente da ACERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário