quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Futebol e os comentários desnecessários


Olá torcida potiguar;

De tempos em tempos, eu deixo de acompanhar futebol por determinados veículos de comunicação.

Passei até uns anos sem alguns velhos hábitos de acompanhar o futebol, mas este ano voltei a ligar o rádio de pilha, abrir as páginas daqueles jornais, ver aquelas revistas...

E por aí vai.

Torcedor, minha nossa, tem cada comentário, cada informação, cada previsão... Só acompanhando para se ter noção do despreparo.

Pois, bem, o ABC estreou contra o Paraná, empatou de 0 a 0.

A semana todinha foi o assunto dos “formadores de opinião” e pior em diversos veículos, o mesmo comentário velho e manjado desde 2007.

É preciso contratar;

O resultado não foi bom;

Eu avisei;

Essa é minha opinião;

Vou avisar de novo;

Depois não chorem o leite derramado...

Passada uma semana, vem a estreia do América. Pensei depois do resultado, vem comentário bom.

Que nada.

É obrigação vencer em casa;

Leandro Campos é um excelente treinador;

O América está no caminho certo;

Tem um grupo de não sei quantos americanos;

Gente, o futebol é rico de detalhes, vocês são profissionais e empregados, tem a obrigação de oferecer um bom e diversificado produto (bons comentários e reportagens).

Vejam aí se melhoram!

Marcos Trindade, pesquisador do futebol potiguar

Um comentário:

  1. Marcos,quando se diz que o esporte - no caso,o futebol - se transformou numa fábrica de ilusões e negócios,isso abrange muitas coisas.
    No extra campo,principalmente depois que se estabeleceu a "lei pelé",a figura do empresário de jogador é figurinha carimbada nos bastidores dos clubes.Eles mandam, desmandam,usam os clubes para trabalhar seus atletas,escalam os times e ainda lucram!
    O comentarista fala bem daquele treinador que lhe dá mesada e queima aquele que não aceita faze-lo.Não estou generalizando,que fique claro.Apenas exemplificando um fato que todos sabem que acontece.O jogador não recebe em dia,inventa logo uma contusão e vai pro chinelinho,pois sempre tem um advogado de plantão para botar o clube na justiça.Enche o cabelo(quando tem...)de gel,com penteados ridículos,bota dois brinquinhos nas orelhas,se cerca de piriguetes,tatuagem em tudo que é lugar e se acha um craque!Quando faz um gol comemora diante da placa de publicidade que lhe pagar melhor ou simula uma contusão caindo e agarrando o pé mostrando a chuteira!
    O treinador chega pro clube com um monte de gente debaixo do braço.O contrato do atleta reza que ele receba 10.000 mas somente 4.000 vai pro seu bolso e o restante só Deus sabe pro bolso de quem vai!Todo mundo vê 15.000 pessoas nas arquibancadas,mas no borderô só consta 5.000.
    Se o patrocinador é forte,ele quem dita os horários das partidas,sem se importar se tem jogo num domingo pela manhã sob sol escaldante,ou no meio da semana ás 22:00h pois ele não vai pegar o busão e chegar em casa de madrugada,sujeito á criminalidade ou a violência das ruas.As tabelas das competições atendem as necessidades de quem mais lhe convier.A arbitragem estipula até preço por penalidades máximas ou expulsões,muitas vezes através de erros crassos porque sabe que ela é soberana,jamais é punida de verdade.No máximo uma geladeirazinha e pronto.
    Estádios vazios?Quem se importa?O logotipo do patrocinador aparecendo na telinha é o que conta!
    No Brasil especificamente,o calendário é "inchado" com tanta da competição que muitas vezes o jogador nem sabe qual vai disputar quando entra em campo!Mas,quanto mais melhor e que se lasquem os joelhos dos atletas.
    Quem será campeão da próxima copa do mundo?O representante da Nike ou da Adidas?
    Enfim,infelizmente o mundo cão do futebol hoje,mais do que nunca é uma fábrica de ilusões.Se resume a um bocado de bestas gritando nas arquibancadas enquanto um monte de sabidos enchem os bolsos nos camarotes.Um grande circo onde nós,torcedores,ao invés de sermos platéia,somos os palhaços.

    ResponderExcluir