quarta-feira, 24 de julho de 2013

ABC x Paysandu depois de 12 anos; Histórico


O Paysandu vai jogar pela primeira vez no estádio Frasqueirão. O confronto está rigorosamente empatado. Na história dos confrontos oficiais entre ABC e Paysandu houve 12 partidas, os potiguares venceram 04 partidas, o Papão 04 e houve 04 empates. O ABC marcou 15 gols e o Paysandu também 15.

Duas partidas foram válidas pela Série A. Os jogos aconteceram em 1985, ano da última participação do Alvinegro Potiguar. Os demais confrontos foram pela Série B. De 1991 a 2001. Confira os resultados com pequenos detalhes técnicos:

1985 – ABC 1x1 Paysandu; gols de Jorge Demolidor para o ABC; Chico Spina para o Papão.

1985 – Paysandu 0x1 ABC; gol de Darci.

1991 – ABC 1x0 Paysandu; gol de Silvinho. Público no Machadão de 14.253 pagantes.

1991 – Paysandu 3x1 ABC; gols de Cacaio (2) e Ary; Quinho para o ABC. Arbitragem desastrosa do baiano Manoel Sarapião Filho. Sem comentários. Público estimado em 13 mil torcedores.

1997 – Paysandu 2x0 ABC; gols de Julinho e Maracanã. Público de 11.212 pagantes.

1997 – ABC 1x2 Paysandu; gols de Claudinho para o ABC; Wágner e Cláudio Moura para o Paysandu. Público de 8.678 pagantes.

1998 – ABC 2x1 Paysandu; gols de Ivan (2) para o ABC; Sérgio para o Paysandu. Público no Machadão de 16.650 pagantes.

1998 – Paysandu 1x1 ABC; Jóbson para o Paysandu e Januário para o ABC.

1999 – ABC 1x1 Paysandu; gols de Róbson para o ABC; Baiano para o Paysandu.

2000 – ABC 4x1 Paysandu; gols de Marco Antônio (2), Bartô e Moisés para o ABC; Edil para o Paysandu.

2001 – Paysandu 2x1 ABC; gols de Lecheva e Vandick para o Paysandu; Lúcio para o ABC.

2001 – ABC 1x1 Paysandu; gols de Sandro para o ABC; André Duarte para o Paysandu.

5 comentários:

  1. Marcos,todo mundo torce o nariz quando se trata daquela partida em Belém quando o Abc foi derrotado por 3 a 1.
    na boa,todo mundo sabia que o placar de 1 a 0 no Castelão,num sábado á tarde tinha sido pouco e que tudo seria pressão no jogo da volta lá na Curuzú.
    O chefe da delegação alvipreta era um sujeito chamado Bruno Cortereal,que aqui era brabo que só siri na lata e lá foi um otário!Quando o alambrado caiu no começo do jogo,era pra ele ter tirado o time de campo alegando falta de segurança,motivo mais que justificável!Mas não,manteve a equipe em campo.Esse foi o primeiro erro.O Abc,que perdia por 1 a 0 chegou a empatar a partida com gol do ponta Zinho já na metade do segundo tempo.PÔ,tinha o jogo na mão e contando com peças experientes como Odilon e Silvinho.Era só cozinhar,catimbar o jogo.Levou o segundo gol e ainda estava classificado.Agora,dizer que Cacaio estava impedido no terceiro gol do Papão,aí é querer mascarar a incompetência com erros da arbitragem,pois o cara NÃO ESTAVA IMPEDIDO.Portanto essa choradeira em torno daquele jogo é chover no molhado pois se existe um culpado por aquele desastre,foi o próprio Abc com sua INCOMPETENCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bráulio:

      Eu concordo com você. Era pra ter tirado o time de campo e pronto. Faltou peito dos dirigentes, presidente, diretor, todos. Você só esqueceu, que o ABC fez um gol, acho que tava 2x1 pro Papão, e a arbitragem anulou.

      Um abraço, obrigado pela visita aqui no Blog. MT.

      Excluir
    2. Eu queria entender Bráulio, por que você se preocupa tanto com a história do mais querido. Todos sabem do absurdo que foi esse jogo, não é choradeira, é a realidade mesmo. O Paysandu foi campeão naquele ano, portanto o ABC tinha time para se tornar campeão da série b de 91. se o ABC tirasse o time de campo correria o risco de ser punido, pois nós sabemos como a cbf trata os nossos times.

      Excluir
    3. Meu caro 'anônimo',eu me preocupo com a história do futebol do RN.
      A questão que me incomoda é o protecionismo que grande parte da imprensa tem em relação ao Abc FC,pois ficam sempre tentando argumentar justificativas aos fracassos do time alvinegro.Isso é histórico,tanto quanto as forças ocultas que sempre favoreciam ao Abc estar nas finais dos campeonatos estaduais que era pra "dar renda" posto que o clube tinha a maior torcida do estado.
      A pior campanha de um clube na era dos pontos corridos pertence ao Duque de caxias,que fez 17 pontos e duas vitórias numa Serie B.Mas todos só evidenciam a campanha realmente pífia do América em 2007,mesmo ele tendo assinalados os mesmo 17 pontos,mas conquistando QUATRO vitórias e numa Serie A!
      Entendeu?

      Excluir
    4. A realidade é que os americanos ficam sempre tentando criar justificativas para as conquistas do ABC. Vejamos, antigamente os outros times não eram tão competitivos como os de hoje, tratava-se basicamente de ABC e América, portanto não existia e nem nunca houve a necessidade de alguma força oculta para o ABC chegar as finais. O ABC não tinha a maior torcida, ele tem cerca de 300 mil a mais, fonte de uma pesquisa no qual o atual presidente do América encomendou. E se você se preocupa tanto com a história do futebol do RN, por que você não faz citações do tipo: O América foi rebaixado para a série c em 1999, mais escapou por que houve uma virada de mesa; o América foi eliminado da série c de 2005 na primeira fase, mais passou por que o Nacional de Patos perdeu 6 pontos e etc..

      Excluir