sábado, 27 de janeiro de 2018

ABC x América; média de público baixa por Marcos Trindade


O pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade fala sobre a baixa média de públicos dos últimos clássicos.

Muitos colocam a crise econômica do nosso País como principal motivo do afastamento do torcedor dos estádios de futebol. Por incrível que pareça, eu penso diferente.

A boa situação econômica que a população num geral atingiu o dá o direito de outras escolhas, e provavelmente um clássico ABC x América não seja a melhor escolha.

Nesse caso, o torcedor tem reais condições de passar o fim de semana numa praia do litoral norte ou sul do nosso estado, pois uma grande parcela da população tem carro e isso facilita o seu deslocamento.

Outros fatores também são evidentes, como a televisão, a violência nos estádios, os shoppings (uma tarde/noite num shopping é maravilhoso). Vejo a praia e os shoppings como grandes concorrentes do futebol nos dias atuais.

Mas, o fato de termos “times pouco competitivos e com jogadores sem nome” pesa muito.

Eu também colocaria a questão da formação de atletas oriundos das bases, “esses atletas da casa levam público, levam a família, levam os amigos para o estádio” aqui não tem isso mais. Foi se esse tempo!

Mas, historicamente, a média de público do clássico nas últimas décadas só fica atrás da dos anos 70. O Futebol do Rio Grande do Norte é isso aqui, mesmo, e o clássico também não mudou muito.

Se você for comparar, as médias de público de ABC e América no Estadual com a média desses mesmos times nas competições nacionais, vai entender que o nível técnico chama mais atenção do torcedor, aí verá diferença nos números.

Mas, para o clássico deste sábado, com a atração Wallyson, o público vai girar na casa dos 10 mil pagantes. Assegura Trindade.

MT. Foto: Novonotícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário