sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Clássico Natalense pela 510ª vez na História


Há mais de 20 anos venho pesquisando, colhendo resultados, revirando arquivos, juntando dados, digitando, publicando e buscando alternativas para obter todos os resultados do maior clássico de futebol do Rio Grande do Norte.

América x ABC/ABC x América.

Entre 1915 e 2013, já contabilizo 509 jogos entre eles. Desses, dois resultados não foram encontrados.

Desconfio que entre 1915 e 1930 alguns resultados tenham escapados por falta de conservação dos arquivos de jornais de Natal.

No entanto, vou divulgar o que já encontrei. Em quase 40 competições entre torneios, amistosos e jogos oficiais, claro, os números são os seguintes:

Total de jogos – 509
Vitórias do ABC – 176
Vitórias do América – 171
Diferença pro ABC – 05
Empates – 160
Jogos sem resultados: 02
Total de gols – 1.291
Gols do ABC – 669
Gols do América – 622
Saldo pro ABC – 47

7 comentários:

  1. Muito bem. Tá provado que o ABC ganhou mais do América, do que o América do ABC. Mas ainda tem quem duvide. tem gente, que podemos chamar de "pobres de espirito", que querem que sejam divulgados e publicados só o que eles querem ouvir ou ver. Eu mesma já postei algumas notícias verdadeiras, e algumas dessas pessoas questionaram e duvidaram. SEI NAO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Esta Provado mesmo que o abC ganhou mais do América o que aconteceu e acontece é justamente o contrario o América sempre teve mais vitorias isso sempre foi divulgado aos 4 cantos do RN e nos últimos 3 anos passaram a inverter os Números para favorecer o time da Imprensa esportiva Potiguar..
      Pobre de Espirito é quem acredita que o letrinhas tem mais vitorias e acredita nos mais de 50 títulos FAJUTOS do abC..
      nossa imprensa "esportiva" potiguar sempre inventou números fajutos a favor do abc títulos Fajutos e pesquisas sobre maior torcida também fabricadas para enganar gente desinformada..
      quem realmente vai os estádios nos últimos 30 anos sabe que o América tem mais torcida e mais vitória e tome mais uma 3x2 uhahuuhas já são 11 jogos ganhando do letrinhas já já essa continha do marcos trindade também cai por terra e vira pó..
      por favor marcos trindade eu gostaria que você também fizesse uma pesquisa sobre público na arena das dunas América x abC com mando de campo de cada um e divilgasse a media..
      quero entender como é que o abC tem mais torcida no RN e não coloca 20 mil pagantes em um estádio a mais de 25 anos e quem tem levado mais publico a arena das dunas desde a sua inauguração

      Excluir
  2. Contabilizando apenas os oficiais, como fica essa estatística?

    ResponderExcluir
  3. Marcos, não é estranho que tendo essa minúscula margem de vitórias á mais num universo tão amplo de confrontos, o abC diga que tem quase vinte títulos estaduais á mais que o América? Mesmo o Mecão tendo se licençiado durante seis anos para contenção de despesas com futebol e construir sua sede social?
    E ainda tem doido que acredita na lorota dos 52 contos de pinóquio...

    ResponderExcluir
  4. Diferença minúscula, as três maiores goleadas são: ABC 8X0 América em 1935 jogo amistoso, ABC 8X1 América em 1945 pelo estadual e ABC 7X0 América em 1935 pela decisão do terceiro turno. Só são 47 gols de saldo pró-ABC.

    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito,não tenho certeza,de que o amigo já tenha ouvido falar das famosas "filiais" que o abC tinha antigamente.Naquela época,podia-se 'emprestar' jogadores de um clube prá outro,coisa que geralmente era feita quando algum outro concorrente precisasse compor sua equipe em face ás dificuldades de uma época onde o futebol era feito á duras penas.O abC,como sempre foi anti-ético e ganâncioso usava desse artifício para emprestar seus atletas a clubes que jogariam contra o América antes dos clássicos.Esses,tinham a missão de contundir os principais atletas americanos e assim facilitar o trabalho do timinho de preto no confronto contra o clube rubro!Sabia disso?
      A diferença do número de vitórias pró abCC nos clássicos realmente é minúscula,mesmo que ele tenha usado de artitfícios funestos como as filiais.Mas a diferença entre o América e o timinho de preto é ÉTICA E DESPORTIVA.E isso é cultural,não tem como remediar.Por isso,pode se orgulhar desses números mas saiba que seu abC NUNCA será um AMÉRICA,mesmo que tenha essa paixão "enrustida" por ex-atletas e treinadores que já vestiram o manto sagrado alvirubro!

      Excluir