quinta-feira, 1 de maio de 2014

América conquista Estadual e iguala ao ABC


Ontem, o América ficou campeão de 2014 ao empatar de 0 a 0 com o Globo. Foi a 31ª conquista do Alvirrubro Natalense contando os campeonatos desde 1918. Contando a partir de 1974, quando o campeonato passou a ser chamado de Estadual, o América igualou o número de títulos do ABC. Veja mais:

17 títulos: ABC
17 títulos: América
02 títulos: Alecrim
02 títulos: Potiguar-M
01 título: Coríntians
01 título: Baraúnas
01 título: ASSU

17 comentários:

  1. Amigo atualiza aí com o jogo de ontem a média de púbico do Estadual 2014 e se possível a médi de América e ABC nesse campeonato!

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que de 1973 pra trás, o América só conquistou 17 títulos, ou 14, contando com campeonatos a partir de 1918?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom:

      Entre 1918 e 1973, o América conquistou 14 campeonatos e o ABC 30. Você pode ver aqui no Blog do lado esquerdo tem uma página sobre os campeões do RN.

      Um abraço, MT.

      Excluir
  3. Desde quando o campeonato estadual começou em 1974?

    O nosso estadual começou em 1919! Se tinha a participação de menos equipes ou outros nomes isso é uma questão histórica e contextual ao período! Querer mudar isso é uma TOTAL falta de respeito!

    Segue descrição do ABC no site da FNF:

    "O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 52 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941."
    http://www.fnf.org.br/abc/

    Realmente o blog perdeu muito em conceito comigo, querer comparar o domínio abcdista no RN com o américa chega a ser ridículo! Aliás se somar todos os títulos dos outros clubes, inclusive o do américa, não chega a impressionante marca de 52 conquistas do ABC, que inclusive já mereceu inclusão no guinness!

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcos Trindade isso é apenas sua opinião. Quem tem autoridade e competência para isso (FNF , CBF e consequentemente a FIFA) consideram o estadual desde 1919 devido o mesmo serem os únicos campeonatos oficiais do estado na época.

    No Museu do futebol brasileiro, localizado no Pacaembu, se vc tiver a oportunidade de visitar verá a historia do futebol potiguar representada por dois recordes alvinegros, o decacampeonato junto com o America-MG, e o recorde de títulos ESTADUAIS.

    A sua visão é bem particular mesmo, e confronta tb com a CBF, que unificou seus campeonatos do passado (Robertão e Taça Brasil) em respeito a história do futebol, Pelé não ser considerado campeão brasileiro era palhaçada.

    Enfim, reveja seus conceitos. Pois dessa forma até os vencedores da copa do mundo perderiam títulos, pois Uruguai e Itália, venceram nos primórdios da Copa, com pouquíssimas seleções do mundo, segundo este raciocínio, não deve ser considerado copa do mundo.

    não queira diminuir as conquistas de guerreiros do passado (tanto do ABC, quanto do America) inclusive diminuir a historia do Juvenal Lamartine, palco de tantas decisões de ESTADUAIS.

    Bem o futebol de ABC e America parecem começar só em 73 com esta visão. Dessa forma nem vale a pena comemorarem o centenário no ano que vem. Quem sabe em 2073.

    ResponderExcluir
  5. É justo caro Trindade, se o natalense entra o estadual, pq não o mossoroense tbm ?
    Na minha opinião só começou depois de 1974, e a FNF deveria oficializar isso. Não continuar com essa mentira toda, só pra dizer que o maior campeão estadual do Brasil vem do RN.

    Geycemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq os "natalenses" foram organizados pela Federação Norte Rio-grandense. (Liga Norte-Rio-Grandense de Desportos Terrestres, Associação Norte-Rio-Grandense de Esportes Atléticos (ANREA), Federação Norte-Rio-Grandense de Desportos (FND) e Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).

      Pq desde desde 1920, já tem participações de times do interior, como Ceara Mirim FC, Baixa Verde FC, Potiguar de Parnamirim, União de Parnamirim, entre outros.

      sem falar que o carioca, o paulista e a maioria dos campeonatos estaduais se iniciaram apenas com os clubes da capital.

      tem que se levar em consideração que no inicio do futebol no Brasil, poucos times tinham dinheiro pra se profissionalizar organizar calendário, pagar viagens, etc. Muitas cidades ou não tinham times ou não tinham dinheiro pra mandar seus representantes.

      abraço

      Igor

      Excluir
  6. Deixa de ser torcedor trindade, nenhum campeonato no mundo começou com todos os clubes que atualmente o disputam,eu não sei nem por que eu estou dizendo isso já que o pesquisador e historiador aqui é você.Que você tenha um time preferido não é nenhum crime( e aqui em Natal esse time não é o Baraúnas), agora o que você diz me causou uma impressão de ser uma tentativa apenas de gerar discussões desnecessárias e sem lógica, ou seja, chamar atenção.Chega a ser absurdo e ofensivo que a história e sacrifícios do ABC FC sejam jogados tão maldosamente de lado apenas pra destacar uma manchete especulativa e favorecer o time de vermelho/azul.Quero acreditar que isso seja apenas um momento de torcedor pra comemorar uma conquista e tentar desmerecer as do rival mas até parece que seja pra agradar os altos empresários , empreendedores e políticos(americanos) influentes de nossa cidade.Da próxima vez trindade toma cuidado com o que destaca, principalmente contra o ABC, por que sua torcida é do povão e falar não muito respeitosamente da história de seu clube não costuma ser esquecido, no que depender de mim não será, e já que a história do ABC foi tão desnecessariamente desrespeitada , necessariamente eu como leitor e admirador deste espaço deixo de lê-lo e admirá-lo e não recomendarei a ninguém já que se trata de um espaço onde a parcialidade se faz mais forte.VIVA O ABC FC 52 CAMPEÃO ESTADUAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o amigo não era nascido na época em que o abC tinha "filiais" encarregadas de quebrar o America e facilitar o trabalho do abC antes dos clássicos.Ou dos "títulos" que o tal vicente Farache ganhava na marra sem qualquer espírito de desportividade.Ou da maior vergonha do futebol do RN em todos os tempos quando foi punido pela CBD pela pilantragem no campeonato brasileiro de 1972!
      Linda a "história" desse clube,não acha?
      Vai pesquisar,homem!E deixa de acreditar em abobrinhas sem fundamento nem comprovação!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, magoou foi...

      Excluir
  7. Concordo plenamente com essa afirmação.Antes de 1974 já existiam clubes fora de Natal no entanto não participavam do campeonato.Portanto,ESTADUAL mesmo só á partir do momento em que TODOS os clubes do estado começaram a participar.Essa estória de classificar o abC como maior vencedor de títulos estaduais já começa errado.Ora,se nem todos os "títulos" que ele DIZ possuir sequer são comprovados e nem possuem nenhum documento comprobatório,como o tal decacampeonato e outros que foram ganhos NA MARRA ou em datas onde sequer houve nem disputa!
    portanto essa conversa fiada dos 52 contos de fada nada mais é que Folclore,passado de boca de geração prá geração.
    È a mesma lorota que inventaram de dizer que Marinho Chagas foi o melhor lateral esquerdo da Copa de 74 na alemanha.Basta olhar no site da FIFA prá comprovar que o melhor foi lateral esquerdo daquela edição da copa foi Paul Breithner.Aquilo foi uma "campanha" encabeçada pela imprensa nacional para dar ao povo brasileiro um alento pela perda do tetra com um baile da Holanda comandada por Rinnus Michel, e ao mesmo tempo salvar a pele de Marinho pois ele foi o culpado pelo gol de Lato da Polônia que nos custou o terceiro lugar.
    Parabéns,Marcos!
    Se outros jornalistas no passado tivessem tido o zelo e o cuidado com as informações,que voce tem, certas pessoas não viviam eternamente iludidas e enganadas com estórias sem fundamento!

    ResponderExcluir
  8. Campeonato Metropolitano ou Campeonato da Cidade faziam referência ao local do Campeonato, que era disputado em Natal e por clubes de Natal e grande Natal as vezes.

    A Copa do Mundo sempre foi disputado por times de todo mundo, poucos ou muitos foi sempre disputada por times de todo mundo.

    A história mostra que o Campeonato Estadual começou a ser disputado em 1974.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se enganou amigo, o Mundo é muito grande. as primeiras copas do mundo não tiveram participações de países de vários continentes. foram só 13 seleções que não representam de maneira nenhuma um campeonato mundial nos moldes atuais, onde qualquer país de qualquer continente tem chances de ir a copa.

      Excluir
    2. Mas estamos aqui no RN companheiro!
      E em se tratando de campeonato POTIGUAR,o mesmo só passou a ser estadual á partir da inclusão dos clubes do interior,uma vez patrocinado pela FNF.
      O resto é lorota pra enganar besta!

      Excluir
  9. " antes da primeira participação do Potiguar de Mossoró no campeonato estadual em 1974, outras equipes do interior já tinham disputado o campeonato potiguar, como o Ceará Mirim FC (em 1920 e 1935), Baixa Verde FC de Ceará Mirim (em 1932, 1933 e 1934), Potiguar de Parnamirim (em 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1962, 1963 e 1964), União EC de Parnamirim (em 1949 e 1950) e Asas SC de Parnamirim (em 1956)."

    "O primeiro campeonato estadual de São Paulo foi disputado em 1902 pelas equipes do São Paulo AC, Paulistano, Mackenzie, Germânia e Internacional, todas da capital, mas ninguém chama este campeonato de municipal ou metropolitano e nem diz que este título ganho pelo São Paulo AC foi metropolitano e não estadual."

    "O primeiro campeonato estadual do Rio de Janeiro foi disputado em 1906 pelas equipes do Fluminense, Paysandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football & Athletic, todas da capital, e ninguém chama também este campeonato de municipal ou metropolitano, nem diz que este título ganho pelo Fluminense foi metropolitano ao invés de estadual."

    materia completa: http://blogs.portalnoar.com/blogdafrasqueira/fala-torcedor-estaduais-ou-metropolitanos/

    ResponderExcluir
  10. Marcos, lá na coluna quem sou eu faltou você colocar: Torcedor do america de natal

    ResponderExcluir
  11. Vocês sabem ler? Ele falou que os titulos anteriores não valem como campeonatos estaduais?

    ResponderExcluir