sábado, 17 de janeiro de 2015

História do Estadual do RN; o interior em duas finais


Em outro capítulo da História do Estadual do RN, destaco três campeonatos da década passada. Dois deles com o interior na decisão. Confira os detalhes das finais:

2007 – Nesse ano, o Campeonato foi disputado em quatro fases. Na primeira com os clubes jogando todos contra todos com jogos apenas de ida, classificando-se os oito primeiros colocados.

A partir da Segunda Fase incluiu-se o mata-mata até a Final.

A decisão foi entre América e ABC.

No primeiro jogo houve empate de 1 a 1. Wallyson para o ABC e Geovane para o América.

No segundo jogo, o ABC massacrou o América e venceu de 5 a 2. Wallyson (4) e Nêgo marcaram para o ABC. Enquanto que Souza e Geovane fizeram para o América.

2008 – O Campeonato foi decidido por ABC, campeão do Primeiro Turno, e Potiguar de Mossoró, campeão do Segundo Turno.

No primeiro jogo, disputado em Mossoró, houve empate de 2 a 2. Gols de Daniel e Ítalo para o Potiguar, e Vinícius e Rodriguinho para o ABC.

No jogo de volta, no Frasqueirão, novo empate de 2 a 2. Bosco e Vinícius marcaram para o ABC. Eduardo e Ítalo fizeram os do Potiguar. ABC campeão.

2009 – Mais uma vez o interior voltou a decidir o Estadual.

Agora, com ASSU, vencedor do Primeiro Turno e Potyguar de Currais Novos vencedor do Segundo Turno.

Na Final, primeiro jogo em Açu, o ASSU goleou por 4x1. Gols de Luciano Paraíba (3) e Marcelo Açu para o ASSU; Thiago Potiguar para o Potyguar.

No jogo de volta, em Caicó, o Potyguar venceu por 2x1. Gols de Leandro Macaxeira e Leandro Mineiro, contra, para o Potyguar e Luciano Paraíba para o ASSU.

O Camaleão do Vale conquistava o campeonato pela primeira vez.

ASSU, campeão de 2009. Foto: Frankie Marconi.

3 comentários:

  1. Do Campeonato Potiguar 2007 eu destaco três partidas do ABC: ABC 2x1 Alecrim, jogo da estreia de Wallyson no Mais Querido, nesse dia o time inteiro do ABC teve problemas estomacais inclusive Wallyson, mesmo assim o garoto fez os dois golaços da vitória, depois daquele dia eu não tive dúvidas que Wallyson nos daria bastante alegria. ABC 0x5 ASSU, a derrota mais bem vinda da história do ABC, o ABC tomou lições e outro rumo na sua história, coisa que infelizmente não vejo na Seleção Brasileira depois dos 7 a 1. América 2x5 ABC, o Time do Povo estava endiabrado nesse jogo, o ABC naquele dia não pediria para ninguém, me lembrou aquele ABC que fez 4 a 1 no Palmeiras de Alex. O Campeonato de 2007 como o todo teve América fazendo uma campanha praticamente perfeita e ABC fazendo uma campanha de muita transpiração, contando com a força da Frasqueira que vinha muito sofrida de insucessos consecutivos, mas se manteve fiel ao lado do seu time. Esse título foi a maior demonstração de um casamento que deu certo, a Frasqueira com o ABC Futebol Clube.

    Alan

    ResponderExcluir
  2. Na temporada de 2007 destaco três partidas.
    A primeira,vitória do América no clássico contra o abC no primeiro turno com mando de campo rubro,disputado no Leonardo Nogueira em Mossoró devido a interdição do Machadão que estava em reformas para sediar as partidas do Mecão na primeira divisão do brasileirão daquele ano.O resultado de 2 a 0,com gols de Souza (penalti) e Paulo Isidoro foi o de menos pois já era esperado.Mais bonito foi ver a torcida rubra,maioria absoluta nas arquibancadas,gritando ao final da partida: "Judas (Tadeu...) eu te amo, Judas, eu te amo!!!"..rsrs
    Pela copa do Brasil,na primeira partida que foi disputada no lamão,o América perdeu por 2 a 1 para o tricolor pó de arroz carioca,porém foi o jogo que detém em números talvez o maior público pagante do estádio maria lamas.
    No jogo da volta realizado no maracanã o América venceu por 1 a 0 (gol de Rodrigo paulista,tendo Paulo Isidoro acertado uma bola na trave aos 42 do segundo tempo),um Fluminense que seria o campeão da copa do Brasil daquele ano.
    Fatos estranhos:Nosso então presidente Gustavo de Carvalho ter aceitado tranquilamente que as duas partidas da decisão do estadual fossem realizadas no lamão,quando todo mundo sabe que alí as forças ocultas atuam com força a favor do abC.Vale ressaltar que,o alvinegro estava a seis anos (desde 2002) ausente da serie B,sendo dois desses seis anos,fora de qualquer série
    Aceitado passivamente que o então treinador Estevam Soares - que estava descontente pois sabia que não ficaria para a disputa da serie A - colocasse em campo na segunda partida da final,seis atletas sem a menor condição física de estarem em campo,fato que indiscutivelmente resultou naquele resultado atípico de 5 a 2.

    ResponderExcluir
  3. Esse caso de Estevam Soares é emblemático. Um dos seis que você citou é o tal do Lombardi. Foi arrumado!!

    ResponderExcluir