domingo, 18 de janeiro de 2015

História do Estadual do RN; o interior fez a festa duas vezes


Em mais um capítulo da História do Estadual do RN, destaco três campeonatos da década passada. Sendo dois deles vencidos por Potiguar de Mossoró e Baraúnas. Confira os detalhes das finais:

2004 – Finalmente um time de Mossoró levantou a Taça.

Com um treinador (Miluir Macedo) inovador, o Potiguar comandado dentro de campo pelo meia Chiquinho e pelo artilheiro Canindezinho chegou à final contra o América.

No primeiro jogo, disputado em Mossoró, o time Macho goleou de 4x0, gols de Chiquinho (2), Canindezinho e Bartô.

No jogo de volta, o Alvirrubro natalense precisava vencer por quatro gols ou mais de diferença para conquistar o Campeonato, não conseguiu, venceu apenas de 1x0, gol de Helinho.

Nesse ano, o Estadual do RN foi disputado por fases e não turnos.

2005 – Sem conquistar o título desde o século passado, o Mais Querido formou um time competitivo.

Com Sérgio Alves e Barata Potiguar, o Alvinegro perdeu apenas um jogo em todo o Campeonato. 1x0 para o Santa Cruz em Santa Cruz do Inharé, nas semifinais.

Na final contra o América venceu o jogo de ida por 3x0, gols de Barata Potiguar (2) e Sérgio Alves.

No jogo de volta, mais uma vitória, agora, de 2x1. Gols de Bruno Lourenço e Sérgio Alves para o ABC. Ivisson fez o gol do América.

Nesse ano, o Estadual do RN foi disputado por fases e não turnos.

2006 – Os dois clubes de Mossoró decidiram pela primeira vez o Campeonato.

Um certame marcado por desmandos da FNF e do TJD/RN.

Potiguar e Baraúnas decidiram a competição duas vezes por causa do caso Silvio Madonna do ASSU, ambas vencidas pelo Tricolor. 

Na primeira, o Baraúnas venceu o jogo de ida por 2x0, gols marcados por Robinho (2).

No jogo de volta, vitória do Potiguar por 3x1, gols de Leandro, Mazinho e Ricardo Lima para o Potiguar. Índio marcou o do Baraúnas.

Na segunda final, houve dois empates de 0x0. Assim, o Baraúnas conquistava definitivamente o Campeonato.

4 comentários:

  1. O título de Campeão Potiguar de 2005 foi praticamente a única boa lembrança do ABC no período entre 2001 e 2006, nesse período a Frasqueira deu uma demonstração após a outra de sua fidelidade ao Clube do Povo, sempre lotando o Machadão incentivando o Mais Querido. Sobre o Campeonato Potiguar de 2005, foi um título incontestável, de pleno domínio do ABC do início ao fim. O ABC terminou a competição com 15 pontos a mais em relação ao vice e sem perder partida para o mesmo, confrontos contra o vice de 2005: América 2x2 ABC, ABC 2x0 América, América 0x3 ABC e ABC 2x1 América. Em 2005 o ABC também se sagrou campeão da Copa RN em cima do Potiguar de Mossoró.

    Alan

    ResponderExcluir
  2. Esse episódio no campeonato estadual de 2006 foi uma das coisas mais vergonhosas e anti-éticas que eu já tive a oportunidade de ver.O abC havia jogado contra o ASSU e com o resultado de empate deu adeus ao campeonato.Como os de preto sempre tiveram essa mania feia de apanhar dentro de campo e imediatamente acionar um plano B,buscar encontrar alguma irregularidade nos adversários para tentar ganhar fora de campo,lembro muito bem que um certo dirigente do alvinegro falou no microfone de uma certa rádio logo após a partida que "amanhã voces terão novidades!"
    Pois bem.Era o início do caso "Sílvio madonna".
    Alegaram que o garoto estava irregular devido a um detalhe referente á um contrato amador envolvendo o Força e Luz de Ranílson.E literalmente bagunçaram o campeonato.Teve uma rodada onde o Potiguar-M veio jogar contra o abC á noite e nesse mesmo dia seria o julgamento do caso no TJD á tarde.E o time príncipe ficou aguardando até o final do julgamento na incerteza se a partida seria realizada ou não.O mais vergonhoso foi que o tribunal ainda teve a cara de pau de dar ganho de causa ao abC por 4 votos á 3 e foi hilário ver a torcida de preto fazendo festa do lado de fora e carregando o então presidente nos braços para completar a palhaçada.Mas não teve jeito porque o time de preto caiu fora do campeonato novamente dentro de campo e quando o caso subiu pro STJD,nosso tribunal foi humilhado por sonoros e desmoralizantes 9 A 0 provando que o Sílvio madonna tinha condições de jogo e desmascarando de vez toda essa palhaçada protagonizada por pessoas que não tem o menor senso de ética e desportividade!
    Tudo isso fez com que o Baraúnas tivesse que disputar o título duas vezes contra o Potiguar-M e é um dos casos que eu conheço de um clube ter sido campeão estadual duas vezes num mesmo ano e por isso houve até quem cogitasse que o tricolor colocasse duas estrelas na camisa,o que seria justíssimo por causa dessa palhaçada protagonizada pelo abC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é histórico, amigo. Essa ganância de ganhar as coisas na marra é histórica por parte do ABC.

      Excluir