terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A importância de um historiador nos clubes de futebol


O futebol é um universo que envolve muito dinheiro, paixão, emprego, empreendedorismo, entre outros.

Envolve história também.

Quem não gostaria de saber a história do América de Natal, do ABC, do Alecrim, do Baraúnas, do Potiguar de Mossoró?

Seus resultados ao longo dos tempos?

De informações de seus atletas que marcaram o clube?

Das conquistas?

Do número, média de público em seu estádio?

E toda essa história pode ser traduzida em benefícios para o clube.

Muito se fala em Marketing Esportivo.

Talvez, a história do próprio clube fosse traduzida em Marketing.

Mas, faltam aos clubes do Rio Grande do Norte, o seu historiador.

Um historiador remunerado para levantar a história de cada clube.

Muitas vezes, um clube daqui de Natal, anuncia um jogador ou treinador que já passou pelo próprio clube, mas as assessorias não dispõem de nada do referido profissional.

Um exemplo disso aconteceu recentemente com o treinador do América, Aluísio Morais.

Jornais, Sites, Blogs e a própria Assessoria do América informaram apenas que o ex-jogador atuou na década de 1970 pelo Alvirrubro.

Nada de conquistas, gols e muito menos os anos que ele atuou.

Não deveria ser assim.

MT, historiador do Futebol do RN. Foto: Intertv Cabugi

2 comentários:

  1. Um povo sem cultura e' uma povo sem historia. já diz o adagio. O que seria de um clube sem sua historia escrita? Alem de ser contada oralmente e' necessário que a historia do clube esteja escrita em papel para que gerações futuras saibam o que foi o seu clube de eleição. E' papel dos historiadores obviamente mas deve haver interesse dos presidentes ou dirigentes dos clubes.

    ResponderExcluir
  2. Blog Interessante.
    Em Portugal, existe um pseudo-historiador que, de historiador como o colega, ele não tem nada. Ricardo Serrado, adepto sportinguista,um erro de casting contratado pelo presidente do Benfica, que mudou,com várias invenções, factos assentes em documentos históricos,tais como o primeiro nome do principal fundador do benfica e cortou para 10 o número dos 24 fundadores do clube, além de várias outras invenções por ser um sportinguista invejoso da magnífica história do clube português mais popular. O pseudo-historiador foi despedido e os erros foram corrigidos.
    Agora que está no sporting, quer junto com o seu presidente inventar 4 campeonatos de uma competição percursora da Taça de Portugal,onde no seu museu expõe as 4 taças com formato de taça de portugal junto com taças com formato de campeonato, é absurdo, isto depois de ter dito a verdade sobre o assunto, de que as competições em causa não eram semelhantes, e que não se devia confundir taça com campeonato.

    Uma boa continuação na expressão cultural do futebol, assente em documentos históricos importantes, para que a identidade de um clube nunca se perca.

    Abraço

    ResponderExcluir