sábado, 19 de janeiro de 2019

Hélio Câmara falece aos 78 anos


O ex-narrador de futebol Hélio Câmara faleceu nas primeiras horas de hoje (19 de janeiro de 2019) em decorrência de um câncer nos ossos. Estava com 78 anos de vida.

Nasceu em Rio do Fogo, à época distrito de Touros, interior do Rio Grande do Norte. Com 01 ano de vida se mudou para Parnamirim, cidade da Grande Natal. Entre 1964 e 1967 foi zagueiro do Potiguar da mesma cidade.

Hélio fez história no Rádio Esportivo de Natal da década de 1960 até 2013. Começou a carreira de comunicador numa divulgadora de Parnamirim.

Depois, em 1961, seguiu para a Rádio Cabugi, estreando num jogo entre ABC x Alecrim, o primeiro que narrou.

Trabalhou em várias Rádios de Natal. Cabugi, Poti, Tropical, Rural e em 2013 teve sua última passagem pelo Rádio, na 95 FM, também de Natal.

Para o Pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade, Hélio Câmara foi o comunicador esportivo mais popular de Natal em toda a história do rádio. Ver foto de outubro de 2001.

Hélio e Trindade, estúdio da Rádio Poti

De pouco estudo, tinha apenas o ensino médio, “Hélio era de uma comunicação distraída e impecável. Tinha excelente dicção, bom improviso e era vibrante. Um dos melhores comunicadores do Nordeste Brasileiro, afirma Trindade”.

Trindade trabalhou com Hélio na Rádio 95 FM em 2013. “A gente conversava muito, ele sempre falava de futebol, rádio, política, religião, de negócios, sempre atencioso”.

Na década de 1980, tentou a política, foi candidato a Deputado Estadual em 1982, obtendo 6.151 Votos. Não se elegeu.

Em 1988, tentou a Câmara Municipal de Vereadores de Natal. Obteve 729 votos, também não galgou êxito.

Hélio Câmara também foi presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, na década de 1980.

P.S: No início deste ano, Marcos Trindade, havia iniciado uma pesquisa sobre a história de Hélio pra compor o livro "Super Hélio", pela Editora Primeiro Lugar, mas devido ao momento vivido por ele, o projeto acabou sendo suspenso.

Um comentário:

  1. Meu pai (Múcio Bezerra da Trindade) hoje com 82 anos, foi árbitro e trabalhou tbm na rádio rural, em algumas oportunidades quando ia apitar, me levava para o campo e me deixava na cabine com o grande Hélio. Estávamos aqui lembrando desses momentos!

    ResponderExcluir