quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estadual do RN pode ter dois campeões I

Clique na imagem para aumentar

Todo o mundo que gosta de futebol aqui no RN sabe que o Estadual deste ano será decidido por ABC e América.

Porém, poucos sabem que, na Decisão do Campeonato, os critérios para desempate não estão bem definidos.

Clique na imagem acima e veja os critérios do Regulamento.

Não traz disputa de pênaltis e pode parar em sorteio, em confusão e até divisão de título.

Digamos que no primeiro jogo, que será em Goianinha, o time que joga lá vence de 1 a 0 e,

No jogo, em Natal, o que joga aqui, também vence de 1 a 0?

Ou os dois jogos terminem empatados?

O que vai acontecer?

Os critérios constantes no Regulamento, pelo menos no artigo que trata da Decisão do Campeonato, não menciona nada além de Sorteio como derradeiro critério.

O América precisa ter cuidado.

Pois, o ABC tem a melhor campanha em toda a competição, depois não queira levar vantagem em caso de empate,

Como não quis dividir a renda das Semifinais.

2 comentários:

  1. O campeonato potiguar de 2012 não deverá ser decidido através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti, pois isto não está previsto no regulamento.

    O regulamento é claro e prevê decisão através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti apenas na final do 1º turno e na final do 2º turno, mas não na final do campeonato.

    Vejam as diferenças em negrito entre as redações do artigo 3º § 3º (que trata da final do 1º turno), do art. 4º § 3º (que trata da final do 2º turno) e do art. 5º (que trata da decisão do campeonato):

    Decisão do 1º turno:

    Art. 3º § 3° – A Fase Final da TAÇA CIDADE DO NATAL será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, pelas associações classificadas na Fase SemiFinal, com mando de campo da segunda partida para a associação com melhor índice técnico, considerando o somatório das duas fases anteriores. Ao final das duas partidas ocorrendo empate no número de pontos ganhos e em todos os critérios estabelecidos no Art. 6° deste regulamento aplicados exclusivamente nesta Fase, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti. A agremiação vencedora desse confronto será declarada campeã da TAÇA CIDADE DO NATAL 2012.

    Decisão do 2º turno:

    Art. 4º § 3° – A Fase Final da COPA RIO GRANDE DO NORTE será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, pelas associações classificadas na Fase Semi-Final, com mando de campo da segunda partida para a associação com melhor índice técnico, considerando o somatório das duas fases anteriores na Copa Rio Grande do Norte. Ao final das duas partidas ocorrendo empate no número de pontos ganhos e em todos os critérios estabelecidos no Art. 6° deste regulamento aplicados exclusivamente nesta Fase, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti. A agremiação vencedora desse confronto será declarada campeã da COPA RIO GRANDE DO NORTE 2012.

    Decisão do campeonato:

    Art. 5º - A Decisão do Campeonato Estadual 2012 será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, entre as associações campeãs da TAÇA CIDADE DO NATAL e da COPA RIO GRANDE DO NORTE, com mando de campo da segunda partida para a associação que obtiver o maior numero de pontos ganhos em todo o Campeonato, somando-se todas as Fases, observando-se, em caso de empate, os critérios definidos no Art. 6° deste regulamento.

    Diferenças entre os referidos artigos:

    O art. 3º § 3º (que trata da final do 1º turno) e o art. 4º § 3º (que trata da final do 2º turno) dizem que o desempate se dará através do uso dos critérios estabelecidos no Art. 6° do regulamento aplicados exclusivamente naquela fase e, caso ocorra empate em todos esses critérios, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti.

    O art. 5º (que trata da decisão do campeonato) diz apenas que o desempate se dará através do uso dos critérios estabelecidos no Art. 6° do regulamento, sem qualquer menção de que estes critérios sejam aplicados exclusivamente naquela fase. Além disso, não diz que, caso ocorra empate em todos esses critérios, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti.

    ResponderExcluir
  2. Conclusões:

    Se o regulamento prevê que nas decisões do 1º turno e também do 2º turno, em caso de empate no número de pontos ganhos e em todos os critérios estabelecidos no Art. 6° do regulamento aplicados exclusivamente naquela fase, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti, mas não diz isso quando trata da decisão do campeonato (observem as diferenças em negrito nas redações dos artigos acima), a conclusão é óbvia: a intenção é de na decisão do campeonato não ter decisão por pênaltis, e para isso aplica-se na decisão do campeonato o desempate pelos critérios do art. 6º computando-se todo campeonato.

    Fica mais clara ainda essa intenção de que na final do campeonato não tenha decisão por pênaltis e que o art. 6º seja aplicado como critério de desempate considerando-se todo o campeonato, quando se observa que o regulamento prevê que nas decisões do 1º turno e também do 2º turno o desempate se dará através do uso dos critérios estabelecidos no Art. 6° do regulamento aplicados exclusivamente naquela fase, enquanto que ao tratar da decisão do campeonato diz apenas que o desempate se dará através do uso dos critérios estabelecidos no Art. 6° do regulamento, sem qualquer menção de que estes critérios sejam aplicados exclusivamente naquela fase (observem as diferenças em negrito nas redações dos artigos acima), pois a intenção é poder, na decisão do campeonato, aplicá-los usando-se todo campeonato, justamente pelo fato de não estar prevista a decisão por pênaltis na final do campeonato.

    ResponderExcluir